Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2021 > 03 > DEFESA DE TCC - ADS

Noticia

DEFESA DE TCC - ADS

No dia 12 de março de 2021, às 19h, acontecerá a defesa de TCC dos discentes Ernando Ferreira Viana Junior e Janeide Estandeslau da Silva, do curso de ADS. Devido ao período de isolamento social pelo COVID-19, a defesa ocorrerá de forma pública e em ambiente virtual.
por publicado: 09/03/2021 17h31 última modificação: 04/04/2021 16h05

Em função do período de isolamento social pelo COVID-19, o Curso Superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas realiza a defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC dos discentes Ernando Ferreira Viana Junior e Janeide Estandeslau da Silva, que ocorrerá totalmente em ambiente virtual por meio da ferramenta Google Meet, conforme informações abaixo.

Discentes:

Ernando Ferreira Viana Junior

Janeide Estandeslau Da Silva

Orientador: Prof. Me. Giuseppe Anthony Nascimento de Lima

Título: USABILITY BOX: FERRAMENTA INTEGRADA PARA DELINEAMENTO DO PERFIL E SONDAGEM AS SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS

Data: 12/03/2021

Hora/Local: 19h – Google Meet (meet.google.com/ndc-iacq-tah)

Banca Examinadora:

Prof. Me. Giuseppe Anthony Nascimento de Lima

Prof. Dr. José Gomes Lopes Filho

Prof. Me. Natacha Targino Rodrigues Simões Brasileiro

  

RESUMO:

 No desenvolvimento de novos produtos de software pode ser exigida a realização de estudos de usabilidade, que podem envolver diversas técnicas de obtenção e análise de dados, objetivando o embasamento de recomendações de melhorias para aperfeiçoamento da interface com o usuário. Um ensaio ou teste de usabilidade requer esforço de planejamento e de execução, gerando um volume considerável de artefatos e de dados correspondentes, o que depende do tamanho do estudo, da quantidade de participantes, das observações realizadas e da complexidade dos roteiros de tarefas aplicados nas sessões de teste. Este trabalho objetivou compreender, selecionar e integrar ao menos uma parte desses artefatos sob uma plataforma de software orientada a microsserviços. Foram desenvolvidos modelos de análise e de projeto de software, incluindo a prototipação da interface, sobre o modo como dados poderiam ser dispostos e manipulados durante as sessões de teste de usabilidade, facilitando o trabalho de avaliadores. Na implementação, houve ênfase em disponibilizar funcionalidades para realização do perfilhamento de usuários de teste e obtenção de sua satisfação subjetiva, considerando métodos já desenvolvidos na academia e na indústria de software.

 Palavras-chave: Ensaios de Usabilidade. Interação Humano-Computador. Microsserviços.

registrado em: