Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2017 > 12 > Projeto de Extensão BYTE Solidário conclui segunda turma do Curso FIC de Informática Básica, Ferramentas de Escritório e de Internet

por publicado: 04/12/2017 16h32 última modificação: 05/12/2017 08h04

Em sua segunda execução, o Projeto BYTE Solidário realizou, experimentalmente, o Curso de Informática Básica, Ferramentas de Escritório e de Internet, especialmente elaborado para a faixa etária de estudantes que se encontram no término do Ensino Fundamental II (8º e 9º anos).

Esta edição do curso se iniciou em junho e terminou agora no início de dezembro, em que foram realizadas 21 oficinas ao todo. O curso possuiu uma carga horária total de 160 horas, sendo 105 horas de oficinas, mais 55 horas de atividades de aprendizagem. Focado em lições e necessidades quotidianas que envolvem o uso do computador, o curso contemplou a seguinte programação: (i) Introdução ao Uso do Computador; (ii) Introdução ao Sistema Operacional Windows; (iii) Ferramentas de Escritório (Word, Excel e PowerPoint); (iv) Serviços de Internet (Uso seguro, Navegação, Pesquisa e E-mail); (v) Introdução aos Serviços Google (Google Drive, Documentos, Planilhas e Apresentações).

No dia 02/12/2017, foi realizada uma cerimônia de entrega de certificados, com as 15 crianças completaram as oficinas e atividades exigidas pelo curso.

“Temos todo um esforço para captação de pessoal para realizar a tutoria do projeto, assim como na definição do programa do curso e sua execução. Quando vemos que as crianças participam com alegria e aprendem, todo esse esforço se torna gratificante, pois estamos lhes proporcionando uma inclusão digital acelarada e efetiva”, destacou o professor Giuseppe Lima, coordenador do projeto e professor do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), do IFPB Campus Monteiro.

Os extensionistas que colaboraram com o projeto como tutores neste ciclo foram os seguintes alunos de ADS: como bolsista, Francisco Lucas Cordeiro Tomé; e, como voluntários, Jadson Feitosa da Silva, Rafael Silva do Carmo,Jonailson Gomes de Moura Neto, Gilvonaldo Alves da Silva Cavalcanti, Carlos Avelino da Silva Camelo e Gislândia Severo Martins.

“É importante habilitarmos as pessoas para uso produtivo e seguro do computador, principalmente para aqueles que não têm acesso aos meios de como conseguir isso. Não podemos ficar apáticos com esse isolamento digital e, consequentemente, social. Produzimos softwares e nós que fazemos parte do curso de ADS acreditamos que essa conscientização para inclusão digital auxilia no processo de formação de tecnólogos mais socialmente responsáveis. Além disso, todos os beneficiários contemplados com o nosso projeto sempre ficam encantados com a infraestrutura e a qualidade do IFPB, em que muitos deles passam a almejar entrar em um de nossos cursos”, destacou o Prof. Giuseppe.

A equipe do projeto espera, dada a experiência bem sucedida com essa faixa etária nesta execução e até a inicialização do próximo ciclo de editais de extensão do IFPB, que ocorra a disponibilização de mais 2 cursos, sendo uma turma com a mesma faixa etária (final do Ensino Fundamental) e outra para o público adulto (que será atendido pela primeira vez desde a reativação do projeto).

O Projeto Byte Solidário contou com o apoio do Edital de Extensão 001/2017 -PROEXC, do IFPB.

* Por Giuseppe Anthony Nascimento de Lima