Você está aqui: Página Inicial > Monteiro > Notícias > 2016 > 08 > Campus Monteiro sedia encontro sobre popularização da Ciência

Campus Monteiro sedia encontro sobre popularização da Ciência

2ª Reunião de planejamento da Semana de Popularização da Ciência no Semiárido Brasileiro

Proposta da 3ª Semana de Popularização da Ciência.
publicado: 05/09/2016 13h40 última modificação: 05/09/2016 13h40

A 3ª Semana de Popularização da Ciência será realizada no Território do Cariri Ocidental Paraibano, através da parceria entre o Insa, UFRPE, Observatório Nacional (ON), IFPB, UFCG e UEPB.

Entre as instituições presentes estavam representantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus de Monteiro e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão deste instituto, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Observatório Nacional (ON), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sumé (PB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus Monteiro, Secretaria de Cultura de Zabelê (PB) e Rede Nordeste de Núcleos de Agroecologia (Renda).

O objetivo do encontro foi desenvolver estratégias para a realização da 3ª Semana de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação do Semiárido brasileiro que será realizada em maio de 2017, e será sediada na cidade de Monteiro. Durante a construção coletiva foram formadas comissões (Coordenação Geral, Comunicação, Científica, Arte e Cultura, Mobilização Territorial, Articulação, Metodologia e Ação Continuada) e as respectivas coordenações para cada uma delas, que já deverão se articular para a realização do evento em 2017.

A Coordenação Geral da Semana é composta por representantes do Insa, IF Monteiro e UFRPE. Outro encaminhamento da reunião foi a realização de um evento preparatório na UFCG campus Sumé, no mês de novembro durante a Semana Nacional da Ciência, Tecnologia (SNCT) 2016. A estratégia é iniciar atividades neste momento, incluindo a instalação de um stand para divulgação da 3ª Semana Populariza

O objetivo da Semana é sensibilizar estudantes, professores e a comunidade em geral do Semiárido para o conhecimento e estudo da ciência contextualizada, promovendo processos de educação científica e tecnológica. Participarão das atividades estudantes, professores de escolas públicas, gestores, técnicos de instituições públicas, organizações sociais e de comunidades tradicionais.

Na programação serão ofertados minicursos, oficinas interativas, exposições, excursões, noites de observação astronômica, visitas técnicas e palestras. Serão ofertadas as palestras, oficinas, minicursos e apresentações culturais sobre variados temas pelos organizadores do evento.

Leia mais em: Aqui

Texto: Simone Benevides (Núcleo de Popularização da Ciência do Insa).