Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 11 > SECT 2022: I Encontro da Pós-Graduação do Campus João Pessoa apresenta resultados de pesquisas

Noticia

SECT 2022: I Encontro da Pós-Graduação do Campus João Pessoa apresenta resultados de pesquisas

Durante a manhã e tarde dessa quarta-feira (23) pesquisadores apresentaram seus trabalhos
por publicado: 23/11/2022 15h07 última modificação: 24/11/2022 09h39

A 1ª edição do Encontro da Pós-Graduação do IFPB-Campus João Pessoa, o evento que faz parte da programação da XVII Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia. ocorreu nos dias 22 e 23. Na terça-feira foi realizada uma mesa redonda que debateu sobre políticas públicas educacionais e gestão estratégica no âmbito da Pós-Graduação do IFPB-Campus João Pessoa. Na manhã dessa quarta-feira foram feitas apresentações dos resultados das pesquisas, dos trabalhos acadêmicos, científicos e dos produtos educacionais produzidos na instituição.

O presidente da comissão do Encontro da Pós-Graduação, professor Fábio Ribeiro, enfatizou a importância de o encontro acontecer dentro da SECT e o fato de se constituir em um espaço central de protagonismo dos discentes da pós-graduação. Na ocasião, os pesquisadores apresentaram e divulgarem os resultados dos seus trabalhos. A atividade também contou com a participação dos docentes, principalmente do Programa de Pós Graduação em Tecnologia da Informação-PPGTI.

“Foi uma contribuição muito rica para o primeiro encontro da pós-graduação, por isso gostaria de registrar os parabéns pela participação de todos, em especial, dos discentes do PPGTI”, ressaltou o professor Fábio Ribeiro ao reforçar que todos os trabalhos foram apresentados eram do programa.

Dentre as temáticas abordadas, dois trabalhos apresentados pelos discentes Nathalya Leite e Guilherme Martins, do PPGTI, uniram a busca por soluções tecnológicas à questão ambiental marítima. Os trabalhos Estudo de soluções para monitorar oceanos com drones e Drones aquáticos com Wi-fi e Bluetooth por meio do Protocolo MTQTT-SN mostraram como as pesquisas podem apresentar alternativas sustentáveis para o monitoramento de oceanos com drones.

Dentre os desafios elencados pelos estudantes, estão: a proteção e recepção de dados; a intensidade do sinal dentro do ambiente oceânico; a capturar dados nesse ambiente; a questão da troca de baterias dos drones. Para esse último, o trabalho de Nathalya apresentou uma possível solução sustentável que seria a possibilidade de utilização de painel solar nos equipamentos.

Um dos objetivos que motivou as pesquisas foi promover soluções para captura de imagens e dados com a finalidade de verificar a poluição em rios e mares. Para isso, os pesquisadores estão trabalhando com conhecimentos relacionados a Internet das Coisas – IOT (sigla da expressão para Internet of Things), buscando garantir que os dados sejam coletados com segurança e a economia do consumo de dados.

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos

registrado em: