Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 11 > Egressos do curso de Química são aprovados em seleções de mestrados da UFPB e UEPB

O resultado reflete a qualidade do ensino e de programas como PET Química e PDVL
por publicado: 25/11/2022 11h29 última modificação: 25/11/2022 11h29

Os egressos do curso de Química do IFPB Campus João Pessoa Bruno Galdino, José Leonardo Ferreira, Rhayane Oliveira, Lucas Caetano e Thaiane Freitas conquistaram uma vaga nos programas de pós-graduação da UFPB (os cinco primeiros) e da UEPB. Além da qualidade do ensino oferecido pelo instituto, os ex-alunos creditam o bom resultado a participação em atividades do Programa de Educação Tutorial-PET Química e do Programa Despertando Vocações para Licenciatura-PDVL.

“Esses resultados exitosos dos discentes, fortalecem cada vez mais o Curso de Licenciatura em Química, os programas educacionais e o IFPB”, destacou a tutora do PET Química, professora Alessandra Figueiredo.

Bruno Galdino, primeiro colocado na seleção do mestrado de Química da UFPB, afirmou que a “participação em atividades ou programas como o PET permitem que os estudantes passem por experiências singulares, além de serem muito importante para o enriquecimento do currículo”.

Para José Leonardo (2º colocado na seleção de mestrado da UFPB), acredita que, além da formação pedagógica, cidadã e humana, as atividades como voluntário, monitor, bolsista e os conhecimentos teóricos o ajudaram, de diversas formas, a conseguir a aprovação na seleção do mestrado.

“Agradeço ao programa PDVL, que me acolheu e me guiou no início da minha jornada acadêmica”, disse o estudante. Ele aproveitou para agradecer aos colegas que Diego, Rita, Priscila e ao professor Edvaldo do programa e ao grupo do PET Química composto por Ândello, Fernanda, Davi, Kamilla, Rhayane, Lucas Rodrigues, Lucas Oliveira, Bruno e a professora Alessandra. “Vivi momentos inesquecíveis, diversas alegrias compartilhadas, ensinamentos, aprendizados e amizades para o resto da vida”, pontuou Leonardo.

O ex-aluno do Campus João Pessoa falou que os professores da graduação o incentivaram a se envolver em pesquisa científica e a expandir a perspectiva do conhecimento, ingressando em uma pós-graduação. “Dedico a conquista e agradeço, especialmente, ao meu orientador, amigo e grande inspirador professor Anderson Simões, obrigado por todo apoio, confiança, direcionamentos, conselhos, oportunidades e carinho”, frisou Leonardo.

Já Rhayane ressaltou que além do ensino, o IFPB é uma instituição acolhedora que proporciona muitas experiências e oportunidades. “Os programas que tive a chance de participar, como o PIBICT e PET, auxiliaram muito na minha formação acadêmica e profissional, gerando vivências para além das estruturas convencionais do curso, que contribuíram significativamente nesse processo do mestrado”, contou a egressa.

A futura mestranda também credita aos professores do curso de Licenciatura em Química o incentivo a continuar a caminhada acadêmica e ingressar em uma pós graduação. “Esse incentivo foi gerando uma vontade de continuar e tentar mesmo quando nem eu mesma acreditava que conseguiria”, disse.

Lucas Caetano reforçou que as aprovações em seleções de pós-graduação são furto do trabalho de um corpo docente que é “altamente competente no âmbito educacional quanto na área da química”. Ele ressaltou o aprendizado que teve com os professores Alessandra e Gesivaldo, no PDVL; Carlos Alberto, no PIBICT; e o seu orientador Sérgio Santos. “Todos foram responsáveis pela construção do meu currículo, sendo referências e incentivadores para a minha formação e a perspectiva de sempre buscar ao desenvolvimento”, finalizou

Comunicação, Cerimonial e Eventos