Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 09 > Estudantes do IFPB Campus João Pessoa recebem premiação da ICT Competition - Cloud Track

Destaque

A cerimônia organizada pela Huawei ocorreu ontem (15), na Assembleia Legislativa
por publicado: 16/09/2022 14h05 última modificação: 19/09/2022 12h00

A equipe bicampeã mundial da Huawei ICT Competition - Cloud Track formada pelos estudantes Luana Barros, Gabriel Soares e Marcos Ugulino, junto com o professor Michel Dias, receberam a premiação da competição. A cerimônia organizada pela multinacional Huawei ocorreu ontem (15), na Assembleia Legislativa da Paraíba.

O responsável pela gerência de talentos e desenvolvimento educacional da Huawei no Brasil, Vitor Montenegro, frisou que a realização do evento na Paraíba foi uma forma da empresa enaltecer o esforço coletivo das instituições de ensino e empresas privadas em prol da educação. O gestor reforçou que a competição da Huawei contou com a participação de mais de duas mil de todo o mundo.

Ao final da Huawei ICT Competition - Cloud Track, quatro instituições brasileiras de ensino superior, todas do Nordeste, foram as únicas premiadas globalmente: IFPB, IFCE, UFAL e UFC. O 1º lugar global foi do IFPB na trilha de nuvem. IFCE foi premiado na trilha de redes. UFAL e UFC na trilha de inovação.foto 3.jpg

Luana Barros e Gabriel Soares iniciaram a vida acadêmica no IFPB em um curso técnico integrado ao Ensino Médio e atualmente são alunos do Mestrado em Engenharia Elétrica. Para Luana, a conquista da primeira colocação é fruto da formação recebida no Instituto Federal da Paraíba. “Ser formados por vários profissionais de qualidade e ganhar uma competição dessa magnitude traz visibilidade para gente e para o IFPB. A gente está recebendo uma premiação em nome de todo Instituto e dos profissionais que trabalham nele”, reforça Luana.

Além de estudante do mestrado, Gabriel Soares também é servidor da instituição como técnico de laboratório de Eletrônica, por isso ele afirma que “o Instituto foi fundamental nessa conquista, que foi o reflexo de todo o apoio e formação que o IFPB deu para a gente”. O estudante disse que foi muito gratificante representar a Rede de Institutos Federais, a Paraíba e o Nordeste em uma competição em nível global.

Depois da competição e de participar de outros eventos, a Huawei entrou em contato Luana Barros e Gabriel Soares para fazer uma entrevista e os dois foram selecionados para trabalhar na multinacional, mostrando que a participação na competição também gerou a possibilidade de trabalho na área de tecnologia.

foto 2.jpgCoroamento dos meses de trabalho duro, assim o estudante de Redes de Computadores, Marcos Ugolino, descreveu a participação na cerimônia de premiação. O discente ressaltou que esse tipo de competição foi uma oportunidade de desenvolvimento profissional e pessoal. Ele disse estar muito feliz e orgulhoso e aproveitou a oportunidade para parabenizar os companheiros de equipe, o orientador e a empresa Huawie pela iniciativa.

Para o professor Michel Couras, tutor da equipe na competição, reforçou a cerimônia de premiação é uma forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido no campus João Pessoa do IFPB, que prepara e leva os alunos a desenvolverem seu potencial, tanto do ponto de vista técnico como do ponto de vista emocional.

Pensamento compartilhado pelo diretor geral do campus, professor Neilor Cesar dos Santos, que falou de sua alegria e satisfação em ver o bom desempenho de professores, pesquisadores e, principalmente, estudantes que conquistaram o bicampeonato na competição para o IFPB. “Essa premiação é o reconhecimento do trabalho que o Instituto Federal da Paraíba faz com relação ao ensino e a formação, não só profissional, mas também pessoal’. Neilor parabenizou a atuação do professor Michel e dos estudantes.

No discurso, durante a solenidade de premiação, o reitor do IFPB professor Nicácio Lopes ressaltou que o evento que simbolizava a libertação promovida pela educação e que Luana, Gabriel e Marcos representavam os 45 mil estudantes da instituição na cerimônia. “Essa premiação é prova inequívoca de que é possível conquistar a cidadania, a despeito das adversidades”, enfatizou.foto 6.jpg

“Nossa gratidão aos agentes públicos e privados que se comprometem com a educação, numa lógica de oferecimento de alternativas para modificações dos índices de desenvolvimento humano. O Instituto Federal da Paraíba tem um compromisso com a nação de fazer da educação um instrumento combativo para reduzir as desigualdades sociais”, finalizou o reitor.

Comunicação, Cerimonial e Eventos