Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 07 > Estudantes e docente do curso de Engenharia Civil apresentaram trabalhos na Inglaterra

Os pesquisadores participaram do 3rd RILEM International Conference on Concrete and Digital Fabrication
por publicado: 11/07/2022 12h49 última modificação: 12/07/2022 08h03

Os estudantes Ana Mayara Negreiros e José Vinicius Maia e o professor Marcos Alyssandro dos Anjos do curso de Engenharia Civil do IFPB Campus João Pessoa apresentaram três artigos no 3rd RILEM International Conference on Concrete and Digital Fabrication - Digital Concrete 2022. O evento ocorreu de 27 a 29 de junho, em na cidade de Loughborough, Inglaterra.

Os três trabalhos foram desenvolvidos nos Laboratórios de Materiais, Estruturas e Impressão 3DCP do curso de Engenharia Civil (LaMEI-3DCP). Os artigos apresentados foram: Influence of sand/cement and water/cement ratio on the fresh state behavior of 3DCP mixture; Effect of polypropylene fiber content on the shape retention and strength of 3D printed concrete; Shape retention and strength of sisal fiber reinforced 3D printed concrete.

O IFPB foi a única instituição brasileira apresentando trabalhos de impressão 3D em concreto desenvolvidos no Brasil. “Foi gratificante encontrar outros brasileiros vinculados a instituições de grande relevância no assunto, como a Technische Universiteit Eindhoven e a Universiteit Gent, empolgados com o nível de pesquisa desenvolvida pelo Instituto Federal da Paraíba”, afirmou o professor Marcos Alyssandro.

Digital Concrete 2022 é o congresso mais importante e único dedicado exclusivamente a impressão 3D em concreto - 3DCP (3D concrete printing), por isso o docente ressaltou a importância da aprovação de três trabalhos para apresentação na sessão de posters do evento, “pois demonstra que estamos na vanguarda das pesquisas”, completou.

Durante o congresso, os pesquisadores visitaram as instalações do Laboratório de Engenharia Civil da Loughborough University, além do Laboratório de Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, um dos maiores laboratórios de Engenharia Civil do mundo.

“Poder participar do Digital Concrete 2022 foi uma grande oportunidade na minha vida acadêmica. Pude entender os questionamentos e preocupações mais pertinentes relacionados à área de 3DCP”, revelou Ana Mayara. A estudante também se mostrou animada ao perceber que os trabalhos desenvolvidos no IFPB chamaram a de outros pesquisadores brasileiros, que demonstraram interessem em formar parcerias acadêmicas.

Já Vinícius Rodrigues destacou que a participação no evento proporcionou a troca de experiências com pesquisadores de vários países. “Foi possível compartilhar e dividir experiências de pesquisa no mais alto nível, além de entender as novas tendências e propostas em nível global para o 3DCP”.

Os estudantes aproveitaram a oportunidade para agradecer ao IFPB pelo incentivo e apoio, além dos demais colegas que colaboram na elaboração dos três trabalhos (Beatriz Silva, Rodrigo Santos, Gabrielly Nunes, Arthur Lima, Maxwell Santos, Marcos Anjos, Leonardo Dias, Marcella Barbosa e Ulisses Bezerra).

Comunicação, Cerimonial e Eventos