Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 07 > Curso de Microempreendedor Individual inscreve para novos alunos até 31 de julho

Aulas do programa Qualifica Mais Progredir devem começar em 16 de agosto.
por publicado: 13/07/2022 10h29 última modificação: 18/07/2022 09h20

O Programa Qualifica Mais Progredir está com inscrições abertas para novas turmas do curso de Microempreendedor Individual (MEI) no campus João Pessoa do IFPB. A inscrição gratuita pode ser feita até o dia 31 de julho. As aulas estão previstas para iniciar em 16 de agosto.

Para se inscrever é preciso ter mais de 18 anos, ter pelo menos o ensino fundamental concluído, ter inscrição no CadÚnico (antigo bolsa família ou Auxílio Brasil) ou possuir familiar que tenha. O curso tem cerca de três meses de duração, com aulas de segunda a sexta-feira.

A carga-horária do curso de qualificação profissional é de 160h e os alunos recebem um valor de R$10 por dia de aula assistida, segundo os critérios da Bolsa-formação.

Nas aulas, os alunos vão aprender sobre orientações para formalização de MEI; controles financeiros; orientação para acesso a crédito; propaganda e marketing; melhoria de produtos e serviços; uso de redes sociais e ferramentas digitais; atendimento ao cliente; além de conteúdos socioemocionais aplicados ao empreendedorismo. A estimativa é que o curso dure cerca de três meses. Há turmas à tarde e à noite.

A Coordenação adjunta do programa no campus João Pessoa esclarece que as inscrições são realizadas junto aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), além da sede do Assessuas, na rua Sizenando Costa, 57, no Roger.  Mas é possível realizar pré-inscrição por formulário eletrônico. Acesse aqui. https://forms.gle/chHcWDTuQXfSZdmZA É possível ainda procurar o campus do IFPB na avenida Primeiro de Maio, 720, Jaguaribe.

A documentação necessária para inscrição é RG, CPF, Certidão de nascimento ou casamento, Quitação Eleitoral, Declaração ou histórico ou certificado de que concluiu o ensino fundamental ou que concluiu/está em curso no ensino médio ou superior, Comprovante de residência, Comprovante de inscrição NIS/PIS (cadÚnico), Comprovante de dados bancários, Comprovante de vacinação (com no mínimo duas doses). Para candidatos do sexo masculino é exigido ainda o Comprovante de quitação militar.

O comprovante de quitação eleitoral pode ser obtido no site https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral.

Para comprovação de dados bancários poderá enviar imagem que contenha os dados de uma conta bancária (poupança ou conta corrente) para o recebimento do auxílio estudantil, exceto caixa fácil (pois não permite esse tipo de depósito). A conta precisa ser no nome do estudante, não podendo ser no nome de terceiros. É possível abrir em um banco digital, cuja abertura é feita online.

* Ana Carolina de Araújo Abiahy - jornalista da Diretoria Geral de Comunicação e Marketing (DGCOM) - Reitoria