Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 06 > Progressão Parcial retoma aulas presenciais

Noticia

Progressão Parcial retoma aulas presenciais

Veja quem tem direito e como participar das atividades
por publicado: 01/06/2022 11h55 última modificação: 01/06/2022 11h55

A Coordenação de Progressão Parcial e Núcleos de Aprendizagem (CPPNA), vinculada à Diretoria de Desenvolvimento do Ensino (DDE), informa que as aulas da Progressão Parcial já estão sendo retomadas de forma presencial. As atividades da Progressão Parcial são coordenadas pelo servidor Joanderson de Oliveira Silva, com o apoio da servidora Francilene Pinage de Andrade. Abaixo, elaboramos algumas perguntas e respostas frequentes sobre Progressão Parcial:

 

O que é a Progressão Parcial?

É o avanço do discente para a série seguinte, suprindo, concomitantemente, a série para a qual foi promovido e o(s) componente(s) curricular(es) objeto(s) da reprovação. 

Qual o objetivo da Progressão Parcial?

O regime de Progressão Parcial tem como objetivo possibilitar ao discente as condições favoráveis à superação das defasagens e dificuldades na aprendizagem. 

Quem tem direito ao regime de Progressão Parcial?

Terá direito à Progressão Parcial o discente que, após submeter-se às Avaliações Finais e ao Conselho de Classe Final, permanecer em situação de reprovação em até, no máximo, 2 (duas) disciplinas, desde que preservada a sequência do currículo. 

Como serão desenvolvidas as atividades da Progressão Parcial?

Os estudos de disciplina(s) em que o discente não obteve aprovação serão desenvolvidos, obrigatoriamente, no período letivo subsequente ao da ocorrência da Progressão Parcial, em turno oposto ao qual o discente se encontra regularmente matriculado. 

Há um Programa de Estudos específico para as atividades de Progressão Parcial?

Sim. O discente na condição de Progressão Parcial será conduzido à etapa seguinte, podendo vivenciar, na(s) disciplina(s) pendente(s), novas atividades com cronograma próprio elaborado pelo professor responsável, e em acordo com a Coordenação do Curso e com a equipe multidisciplinar, sob a forma de Programa de Estudo com os conteúdos necessários à construção dos conhecimentos não apreendidos. 

O que acontece se o discente não desenvolver as atividades ou for reprovado no programa de estudos da Progressão Parcial?

Ficará impedido de avançar na série, devendo cumprir apenas os componentes nos quais não obteve aprovação.

 As atividades desenvolvidas pelos professores e estudantes na Progressão Parcial serão efetivamente acompanhadas e assistidas pela Direção de Desenvolvimento do Ensino (DDE), pelo Departamento de Educação Profissional (DEP), pelo Departamento de Articulação Pedagógica (DEPAP), pelo Departamento de Assistência Estudantil (DAEST), pela Coordenação de Progressão Parcial e Núcleos de Aprendizagem (CPPNA), pelas Coordenações de Cursos e de Áreas, pela Coordenação de Assistência às Pessoas com Necessidades Específicas (COAPNE) e pela Equipe Multidisciplinar do Campus João Pessoa.

 As demais informações referentes à Progressão Parcial poderão ser obtidas na Coordenação de Progressão Parcial e Núcleos de Aprendizagem (CPPNA) via e-mail cppna.jp@ifpb.edu.br. 


registrado em: