Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 06 > IFPB oferta vagas em Cursos de Licenciatura para formação de docentes através do PARFOR

Noticia

IFPB oferta vagas em Cursos de Licenciatura para formação de docentes através do PARFOR

Pré-inscrição de 01 de junho a 08 de julho. São ofertadas vagas em 9 campi para 5 cursos
por publicado: 01/06/2022 08h41 última modificação: 01/06/2022 08h41

O IFPB foi habilitado para a oferta de turmas em Cursos de Licenciatura para os docentes das redes municipal e estadual de ensino através do Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica- PARFOR. Serão ofertadas vagas em 9 campi para 5 Licenciaturas. O candidato pode efetuar a pré-inscrição no período de 01 de junho a 8 de julho através da Plataforma CAPES de Educação Básica. Foram habilitadas as seguintes licenciaturas:

Campus Esperança: Ciências Biológicas; Educação Física; Química; Campus Cajazeiras: Ciências Biológicas; Educação Física; Física; Matemática e Química; Campus Itabaiana: Ciências Biológicas; Física e Química; Campus Picuí: Ciências Biológicas; Educação Física; Física; Matemática e Química; Campus Santa Rita: Ciências Biológicas; Educação Física; Física e Química; Campus Princesa Isabel: Ciências Biológicas e Matemática; Campus Sousa: Educação Física; Matemática e Química; Campus João Pessoa: Matemática e Campus Campina Grande: Física e Matemática.

Link de acesso a Plataforma Capes de Educação Básica: https://eb.capes.gov.br/portal/

Link de acesso ao manual de preenchimento do currículo: https://eb.capes.gov.br/portal/manuais.html. O preenchimento do currículo deve ser realizado até o dia 15 de junho de 2022.

Quem quiser participar, precisa cadastrar ou atualizar o currículo na Plataforma CAPES de Educação Básica. Após a inserção, será preciso clicar na aba ‘Interesse em Formação’ e selecionar uma das opções que aparecerem. Depois desse primeiro registro, a secretaria de Educação a qual o interessado estiver vinculado validará as informações.

Podem participar do processo seletivo os professores da rede pública de ensino que não possuam formação em curso de licenciatura (por exemplo: bacharéis ou docentes sem curso superior) ou aqueles que possuam curso de licenciatura, mas atuam em disciplinas distintas da formação que possuem (por exemplo: professor licenciado em Matemática que ministra a disciplina de Física).

A formação das turmas ocorrerá em duas etapas: a validação das pré-inscrições pelas secretarias de ensino e a classificação dos cursos com base no quantitativo de professores inscritos e a quantidade de vagas disponíveis para a região Nordeste (2300 vagas).

Todos os docentes da primeira fase do ensino fundamental que possuam ou não formação em pedagogia poderão concorrer às vagas para a Licenciatura em Educação Física, pois conforme previsto no Art. 31 da Resolução CNE-CEB nº 07-2010, caso a escola não possua docente específico para as aulas de Educação Física, a disciplina ficará a cargo do professor de referência da turma, na forma de recreação.

O Instituto Federal da Paraíba possui uma política institucional de aproveitamento de estudos e os docentes que já possuem curso de licenciatura em área distinta da que atua ou curso de bacharelado, poderão requerer a dispensa de componentes curriculares de acordo com os critérios normativos, podendo, consequentemente, ter abreviada a duração dos seus cursos (§ 2º do Art 47º da LDB).

Outras informações podem ser solicitadas através do e-mail cli@ifpb.edu.br.

registrado em: