Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 04 > IFPB elege primeira mulher ao cargo de reitora

IFPB elege primeira mulher ao cargo de reitora

Eleita com mais de 92% dos votos, gestora vai ficar à frente da instituição até 2026
por publicado: 11/04/2022 11h21 última modificação: 11/04/2022 11h21

A comunidade do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) acaba de eleger, após mais de um século, a primeira mulher escolhida para dirigir a instituição no quadriênio 2022-2026. Trata-se da doutora em Engenharia de Processos, a professora Mary Roberta Meira Marinho. A nova reitora foi eleita com mais de 92% dos votos válidos. A experiência técnica aliada ao amplo conhecimento pedagógico e educacional foram os pontos fortes da campanha da gestora, que a caminhou ao cargo de dirigente máximo.

“É uma honra muito grande enfrentar esse desafio e uma sensação de reconhecimento do trabalho conjunto que realizamos e a resposta veio com ampla maioria dos votos em todas as categorias”, declara a futura reitora. Acesse aqui a apuração dos resultados.

Todo esse acúmulo de conhecimento foi adquirido ao longo de sua história como ex-aluna do curso Técnico em Mecânica pelo IFPB, depois como professora do Ensino Básico e Técnológico da instituição, além de ter ocupado cargos de Diretora de Ensino, Coordenadora de Curso e de Pró-reitora de Ensino do IFPB. Outro importante cargo exercido por Mary Roberta foi sua condução a Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (Biênio 2018/2019).

maryRoberta2.jpegDurante toda a campanha, a eleita se apresentou à comunidade de forma didática e detentora das questões abordadas e questionadas por docentes, técnicos-administrativos e discentes. Apresentou seu plano de gestão para os próximos anos, além de ter apresentado suas ações na gestão do ensino à frente da pró-reitoria de Ensino do IFPB. A consistência nos debates promovidos durante o processo eleitoral revelou uma gestora austera e segura de suas propostas, que dão continuidade à política de ensino do reitor Nicácio Lopes do Nascimento.

Para o atual reitor Nicácio Lopes, a conquista se reveste de muitos significados importantes , entre eles, ser a primeira mulher eleita no IFPB, quebrando paradigmas e conquistando espaços. “Ela tem um vínculo identitário com o instituto, um comprometimento extraordinário e está muito preparada em todos os aspectos, além de ser uma liderança contemporânea e na vanguarda de seu tempo”, declara Nicácio.

A reitora eleita vai conduzir uma instituição com cerca de 36 mil estudantes, 1414 docentes e 1075 técnicos-administrativos espalhados por 21 unidades em todo o Estado, entre Campus e Campus Avançado, além de um polo de inovação. São 121 cursos técnicos, 46 de graduação e 17 de pós-graduação.

“Eu atribuo essa vitória ao engajamento da comunidade que viu o trabalho de uma mulher dedicada ao IFPB e que luta diariamente pela melhoria da educação. Quero dizer que farei de tudo pra nunca deixarmos de esperançar por uma educação transformadora e de qualidade”, concluiu a primeira mulher eleita reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho.

Texto e Fotos: Ernani Baracho - Jornalista do IFPB