Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 03 > Mais de 80 estudantes são aprovados na chamada regular do Sisu e em vestibulares

Mesmo diante dos desafios da pandemia, estudantes do IFPB tiveram bom desempenho
por publicado: 16/03/2022 11h03 última modificação: 18/03/2022 07h19

Ter mais foco, autonomia nos estudos e se adaptar a realidade das atividades de ensino não presenciais (ou aulas remotas) foram alguns dos desafios que se somaram à rotina e planejamento dos estudos para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem no ano passado.

Mesmo diante desses novos obstáculos impostos pela pandemia, os estudantes do IFPB Campus João Pessoa continuaram a apresentar um bom desempenho no exame e em outros vestibulares. Mais de 80 estudantes foram aprovados só na chamada regular do Sisu e outros vestibulares e já estão vivendo uma nova etapa na vida acadêmica, o Ensino Superior.

O chefe do Departamento de Educação Profissional – DEP, professor Marcílio Dias, acredita que o esforço e envolvimento de professores, estudantes, equipe técnico-administrativa e familiares proporcionaram um índice bastante significativo de aprovação no SISU e em outras formas de ingresso no ensino superior.

“Esse resultado traduz a capacidade e o potencial da nossa comunidade acadêmica de se reinventar e se organizar para o cenário pandêmico inesperado que vivemos”, ressalta o chefe do DEP. O docente aproveitou a oportunidade para felicitar os aprovados com votos de sucesso e prosperidade na nova etapa na trajetória. Marcílio também agradeceu, em nome da instituição, aos estudantes por terem escolhido o IFPB para fazer parte do processo da formação profissional e cidadã de cada discente que concluiu o Ensino Técnico Integrado ao Médio.Alexia.jpg

Alexia Camilly de Macêdo, concluinte do curso de Eletrotécnica, obteve uma das maiores notas do Campus João Pessoa (mais de 800 na média geral e 980 na nota da redação) e garantiu uma das vagas mais concorridas no curso de Medicina da UFPB. A estudante disse estar muito feliz com a aprovação, principalmente depois das dificuldades vivenciadas durante o período pandêmico.

“O IFPB foi essencial para a minha aprovação e, também, para a minha formação acadêmica e pessoal. Sou muito grata a todos os professores e funcionários da instituição, que deram todo o apoio necessário aos alunos durante esses quatro anos”, destacou Alexia.

Bruna.jpegJá a ex-aluna de Instrumento Musical, Bruna Antonichen, que conquistou uma vaga no curso de Medicina Veterinária da UFPB contou que no último ano passou por um misto de emoções e muita correria. “Não imaginei que fosse conseguir passar num curso que admiro tanto, então o sentimento é sempre único, independente de quem o sinta”, afirmou a estudante ao descrever o fim de um ciclo marcante de sua jornada acadêmica.

Para Bruna, o IFPB teve bastante importância em sua vida acadêmica e pessoal. Desde a primeira semana de boas-vindas até a última semana de provas, ela disse que sempre se sentiu apoiada e com sentimento de pertencimento. “No instituto tive a chance de poder, além de estudar e compartilhar saberes, me sentir parte de uma comunidade. Isso foi o diferencial que me levou a projetos de pesquisa, olimpíadas e grupos de estudo, que me ajudaram a me preparar para o ENEM”, frisa a estudante.

Alguns alunos optaram por continuar no instituto, como o concluinte de Edificações, Hermano da Silva Junior, que foi umHermano.jpeg dos aprovados no curso de Licenciatura em Matemática do IFPB Campus João Pessoa. Ele descreve o sentimento da aprovação como uma sensação de contentamento por ter passado para a graduação que desejava cursar.

Hermano credita parte dessa conquista ao ensino e demais atividades acadêmicas oferecidas pela instituição. “Pude adquirir conhecimentos novos devido às interações com demais alunos, dentro e fora de sala de aula, e com os professores, bastante presentes e atenciosos para conosco”. Esses foram alguns dos motivos que o fizeram optar por continuar a trajetória de estudos no IFPB, além do fato de saber que o instituto “é um ambiente constituído por pessoas competentes e responsáveis”.

Mas os aprovados não ficaram restritos a instituições do estado ou da região Nordeste, alguns conseguiram conquistar uma vaga em uma das universidades mais concorridas do país, a Universidade de São Paulo - USP. Foi o caso da concluinte de Edificações, Cecília Bastos, uma das aprovadas no curso de Direito da USP.

Cecília.jpeg“A sensação de ser aprovada no Sisu é única, ver todos os seus esforços serem recompensados e conquistar algo que foi almejado a tanto tempo, é inesquecível. Um momento singular, e que marca o início da minha carreira profissional. Ser aprovada na Universidade de São Paulo me trouxe uma sensação de dever cumprido, e de fato, é a realização de um sonho”, descreve Cecília.

A nova estudante da USP acredita que, apesar de não ter um foco específico no Enem, o IFPB teve um papel fundamental em sua aprovação, por proporcionar o amadurecimento do conhecimento científico e o aprimoramento da visão crítica dos estudantes.

Comunicação, Cerimonial e Eventos