Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2022 > 02 > Projeto estuda o uso de certificados digitais por empresas de João Pessoa

Projeto estuda o uso de certificados digitais por empresas de João Pessoa

A pesquisa será realizada por meio de entrevista, via telefone
por publicado: 25/02/2022 10h21 última modificação: 25/02/2022 10h56

Alunos do curso Técnico em Contabilidade estão desenvolvendo uma pesquisa para compreender o comportamento de usuários de certificados digitais. A pesquisa é dirigida a funcionários que lidam com certificados digitais em empresas de contabilidade de João Pessoa.

Intitulado “Certificado pra que te quero!”, o projeto de pesquisa começou durante a pandemia, estudando normas relacionadas à regulamentação da certificação digital no Brasil e elaborando um roteiro eletrônico para auxiliar a condução de entrevistas com o público alvo. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Instituto Federal da Paraíba, o trabalho orientado pelo prof. Fernando Augusto Ferreira Lordão está em fase de coleta de dados e será o tema do trabalho de conclusão de curso (TCC) de Thalyson Erick Honorato Nunes e Vívia de França Mendes.

As empresas foram selecionadas por sorteio a fim de obter um quantitativo estatisticamente representativo, com base em dados públicos da Receita Federal, do Conselho Regional de Contabilidade e do Google. Todas as empresas terão  suas informações preservadas. Apenas resultados genéricos da análise serão divulgados com finalidade educativa em trabalhos científicos, junto ao próprio CRC-PB e empresas interessadas.

projeto-01Para contribuir com a pesquisa, o responsável legal pela empresa deverá autorizar um funcionário para responder uma entrevista conduzida pelos estudantes. O roteiro da entrevista está disponível publicamente (ver link: https://bit.ly/3LSfa6q) para consulta e para possível replicação do estudo por outros pesquisadores. As entrevistas são realizadas por meio dos telefones (83) 98611-3807 ou (83) 98701-8556. Qualquer número diferente dos listados aqui é fraude, devendo a abordagem ser ignorada sem fornecer nenhuma informação.

Por fim, ficará disponível um formulário de preenchimento espontâneo para atualizar o contato telefônico de qualquer empresa de contabilidade sediada em João Pessoa e garantir efetividade do contato caso ela esteja no grupo selecionado para abordagem na pesquisa. O formulário para atualização de telefones está disponível em: https://bit.ly/3v5ubMi.

Comunicação, Cerimonial e Eventos