Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 12 > Gestores se reúnem para avaliar ações desenvolvidas em 2016 e 2017

Gestores se reúnem para avaliar ações desenvolvidas em 2016 e 2017

O IV Encontro de Avaliação da Gestão continua amanhã (14)
por publicado: 13/12/2017 19h39 última modificação: 14/12/2017 18h26

"Esse é o momento de fazermos uma parada para reflexão e retomar os caminhos possíveis para qualificar cada vez mais nosso trabalho", assim o diretor geral do campus João Pessoa, Neilor Cesar dos Santos, definiu o IV Encontro de Avaliação da Gestão. O evento reúne cerca de 98 gestores para divulgar, discutir e avaliar as ações desenvolvidas de agosto de 2016 a novembro de 2017.

Segundo o gestor, esse é um momento muito importante para a instituição rever algumas formas de trabalhos e redirecionar os esforços, além de conhecer os avanços alcançados nos últimos 12 meses e ao longo de todo o período da gestão. Por isso, a cada ano o evento é realizado e hoje já está em sua quarta edição.

Após a abertura no auditório I, que contou com a apresentação musical dos professores Vinícius Lucena (violão) e Ana Carolina Petrus (violino), Neilor relembrou como foram os três últimos encontros de avaliação e apresentou os principais avanços que o campus alcançou no último ano, ressaltando que os encontros são de compartilhamento de ideias e formas de gestão.

Em seguida, fez um resumo do que ocorreu anos anteriores: o encontro de 2014 serviu principalmente para discutir e situar cada gestor dentro do Plano de Gestão, elaborado na época da eleição; o de 2015 foi destinado a iniciar o processo de planejamento do campus, momento em que foram elencados os principais desafios e suas respectivas soluções.

Já o de 2016, contou com a realização da oficina de Planejamento Estratégico, com o objetivo de gerir o foi apontado no ano anterior como desafios. "No ano passado, durante o desenvolvimento do Planejamento Estratégico, nós definimos a missão, visão e valores do campus João Pessoa, na perspectiva de trabalhar todos os desafios dentro das sete dimensões do nosso Plano de Gestão", lembrou Neilor.

O diretor reforçou que também há espaço para estudantes, técnicos administrativos e docentes que não estão na gestão contribuírem com sugestões, soluções e ideias. "Gestor não é só quem tem o cargo na instituição, mas toda pessoa que consegue gerir seus processos de trabalho, seja na extensão, ensino, pesquisa, pedagogia, ou na área administrativa", frisou.

Posteriormente, foi aberto um espaço para os gestores exporem suas opiniões sobre os avanços e que desafios eles acreditam serem os mais prioritários para o próximo ano. Ao final, o diretor geral agradeceu toda a equipe pelo empenho e dedicação. "Estou muito orgulhoso de todos os gestores, a quem parabenizo e agradeço. Eu me sinto muito realizado em fazer parte dessa instituição junto com vocês".

À tarde, Márcio Carvalho, da Coordenação de Planejamento (Coplan), discutiu sobre a importância de sistematizar as ações desenvolvidas no campus, através do gerenciamento de processos e da integração das seções: “Como a gente não tem essa cultura de gerenciamento, os setores costumam trabalhar isoladamente. Então, é importante entender como eles se inter-relacionam e fazer essa aproximação. Só assim entenderemos as dificuldades que cada setor apresenta, para propor algum tipo de melhoria”.

Márcio adianta alguns encaminhamentos feitos pela Coplan, como a parceria com a Reitoria na implementação do novo sistema do Planejamento Estratégico Decenal (PLANEDE), que possibilita o registro das ações desempenhadas ao longo do ano. “O PLANEDE é um sistema desenvolvido para a Força Aérea Brasileira que o IFPB adquiriu. Ele tem mobilizado muitos setores e faz parte das medidas que estamos aplicando com expectativas de realização de médio a longo prazo”, explicou o coordenador.

Outra ação empreendida pela Coplan foi o estudo de caso do curso técnico em Instrumento Musical: “Os alunos, junto aos coordenadores, mobilizaram-se para pedir à Direção Geral a melhoria das condições do curso. A Coplan então organizou comissões compostas por docentes e discentes para planejar ações que irão subsidiar um relatório. O documento é pertinente no sentido apontar quais mudanças são prioritárias de se fazer quando houver orçamento disponível. Quando todos trabalham e prol de um objetivo, as coisas dão certo. A partir desse caso, buscaremos ampliar essa situação para outros cursos no futuro”, detalhou Márcio.

Somando mais uma proposta da Coordenação de Planejamento, a implementação do Calendário Administrativo servirá para listar os períodos em que devem ser enviados os relatórios, e permitir que os servidores se organizem diante de ações anuais.

Amanhã (14) será trabalhado o tema "Como melhorar nossa Comunicação Institucional", no plenário do Tribunal de Contas do Estado (TCE) a partir das 08h.

Comunicação Social do IFPB campus João Pessoa