Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 12 > Egressos do IFPB ficam entre os primeiros lugares da seleção da Pós-Graduação em Química da UFPB

Resultado foi publicado na última semana do mês de novembro
por publicado: 06/12/2017 17h33 última modificação: 11/12/2017 12h40

Na última semana de novembro, foi divulgada a lista de aprovados da Pós-Graduação em Química da Universidade Federal da Paraíba. Dentre os quatro primeiros colocados, três são ex-alunos do IFPB: Flávia Rhuana Pereira Sales (1º), Isla Marcolino da Silva (3º) e Daniel Gabriel da Silva (4º). Eles relataram as contribuições do Instituto na sua trajetória e as expectativas cultivadas em relação à carreira acadêmica.

Flávia, que alcançou o topo da lista, avaliou alguns fatores como determinantes para a busca da vaga no Mestrado, dentre eles: a bagagem adquirida com os estágios realizados, os discursos dos professores sobre oportunidades, vantagens e desafios e o desejo de ser concursada federal: “Ter uma renda financeira confortável e uma carga horária de trabalho justa foram alguns dos motivos que me incentivaram a fazer a seleção, além de trabalhar com Química Aplicada, que é uma das minhas paixões”, afirmou.

Ao buscar o aproveitamento máximo do curso e dos docentes, principalmente da orientadora Alessandra Marcone, Flávia comentou ter ficado tranquila quanto a uma das etapas do processo seletivo - a análise de currículo – restando dedicar à prova escrita o conhecimento internalizado em todas as áreas estudadas na graduação. “A prova teve diversos detalhes e especificidades, então, a melhor parte foi a conquista da maior nota nessa etapa”, finalizou, orgulhosa.

Em igual medida, Daniel Gabriel, também considerou a prova escrita bastante desafiadora. Ele enxergou no Mestrado a possibilidade de aprofundar a aprendizagem, e assim como Flávia, alcançar maior estabilidade financeira e melhor expectativa de vida. Uma coisa porém, foi determinante para que ele lutasse pelo seu objetivo: a crença que os professores do IFPB têm na capacidade de seus discentes.

“Muito dos docentes que o curso de Química tem serviram de farol para que eu pudesse me guiar e me espelhar. Eles sempre estão nos impulsionando e nos instigando para a Pós-Graduação e isso faz toda a diferença. Eles acreditam notoriamente em seus alunos, o que me motivou mais ainda para batalhar pelo meu futuro”, concluiu.

A empreitada de Isla, por sua vez, foi impulsionada pelas viagens aos congressos em diferentes locais do país, onde entrou em contato com diversos tipos de pessoas, trabalhos e universidades. Apesar da pluralidade, ela cultiva uma ligação especial com o IFPB, e quer fazer a Pós-graduação com o objetivo de voltar ao Instituto para lecionar.

"Quero ser docente da rede IF e para isso é necessário no mínimo uma titulação de Mestrado. A professora Keliana Dantas foi a minha orientadora do TCC e é o meu exemplo de profissional. Além disso, ela me deu muitas dicas sobre especializações, locais para tentá-las e sempre se mostrou disponível para discutir a respeito no caso de dúvidas. Sem contar outros professores do curso que eu julgo como pessoas muito inteligentes, como Antônio Cícero e Geovana Vargas", relatou.

Comunicação Social do campus João Pessoa