Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Eventos > 2023 > 10 > Divulgada programação da XVIII Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia

Destaque

A SECT acontecerá de 17 a 21 de outubro com variadas atividades
por publicado: 06/10/2023 16h21 última modificação: 17/10/2023 12h40

No período de 17 a 21 de outubro, o campus João Pessoa realizará a XVIII Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia (SECT), como o tema "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável". Estão programadas diversas atividades, incluindo palestras, minicursos, oficinas, mesas redondas, teatro, ações culturais, encontros e muito mais. Confira a programação completa e inscreva-se.

Uma das novidades da SECT 2023 é a 1ª Olimpíada Pessoense de Física, que ocorrerá entre nos dias 17 e 18 de outubro, no Laboratório de Física do Campus.  A competição é voltada para estudantes do 9.º ano do Ensino Fundamental até a 4º ano do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio e visa desafiar o conhecimento e as habilidades em Física Básica. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 17 de outubro, por meio do link: https://www.even3.com.br/sect2023/ . Os estudantes vencedores da olimpíada receberão medalhas em reconhecimento às suas realizações. A cerimônia de premiação está prevista para ocorrer no dia 20, às 16h, no Auditório José Marques.

Outra atividade que promete animar a SECT é o Campeonato de Jogos Eletrônicos, que faz parte da Mostra de Cultura Japonesa, que ocorrerá no período de 18 a 20 de outubro, a partir das 14h, na Sala nº 17.

Para quem se interessa em plataformas de inteligência artificial, por exemplo, a oficina "ChatGPT e a Pesquisa Científica: como fazer uso da forma correta" vai apresentar o uso da inteligência artificial da educação de forma ética e responsável. O encontro formativo visa demonstrar a aplicabilidade do uso do ChatGPT aos estudos científicos, além de criar iniciativas de pesquisa com os comandos corretos no ChatGPT. A atividade ocorrerá no dia 18 de outubro a partir das 13h, no Laboratório de Informática nº 9.

Durante a XVIII SECT 2023 serão compartilhados os conhecimentos acadêmico-científicos resultantes das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação, estreitando ainda mais os laços entre o IFPB Campus João Pessoa e a comunidade. Na programação, há inúmeras oficinas, workshop e rodas de conversas que vão contemplar as diversas áreas do conhecimento como tecnologia, cultura, ciências exatas, humanidades, meio ambiente, negócios e inovação.

A Semana de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia (SECT)  é organizada pelo Departamento de Inovação, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Cultura e Desafios Acadêmicos (DIPPED) do IFPB Campus João Pessoa e tem como objetivo proporcionar um espaço para a troca de conhecimentos gerados na instituição. Este ano, a SECT conta com o importante apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), reforçando o compromisso com a promoção da educação, ciência, cultura e tecnologia na região.

Comunicação, Cerimonial e Eventos