Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2023 > 06 > Equipe da SITTRANS Visita Campus Itaporanga para Conhecer Projeto de Segurança Viária

por Arley Willer publicado: 22/09/2023 10h45 última modificação: 22/09/2023 10h54

No último dia 15 de setembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Campus Itaporanga recebeu a visita da equipe da Superintendência de Transportes e Trânsito SITTRANS da cidade de Itaporanga-PB. O motivo da visita foi conhecer de perto o projeto "Ambiente Virtual de Trânsito em Itaporanga-PB: Educação e Conscientização para Segurança Viária," desenvolvido pelo Laboratório de pesquisa em Informática, Sistemas Embarcados e Robótica (LaISER) do Campus Itaporanga.

O projeto "Ambiente Virtual de Trânsito em Itaporanga-PB" tem como missão primordial promover a educação e conscientização de alunos do ensino fundamental sobre segurança viária. Para alcançar esse objetivo, o projeto utiliza tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada para criar um ambiente imersivo que simula situações de trânsito nas ruas da cidade. Os alunos podem interagir com sinalizações de trânsito, praticar o respeito às regras de trânsito e compreender as consequências dos acidentes.

Durante a visita, os representantes da SITTRANS tiveram a oportunidade de experimentar o aplicativo desenvolvido pelo LaISER, que permite a navegação virtual e em 3D de diversos cruzamentos da cidade, proporcionando uma experiência realista aos usuários. A equipe da SITTRANS deixou importantes contribuições para o projeto, fortalecendo ainda mais a parceria entre a instituição e o órgão de trânsito municipal.

Uma parte significativa da visita envolveu o uso de óculos de realidade virtual, idênticos aos utilizados pelos alunos da Oficina de Realidade Virtual e Aumentada. Esta oficina, que se estenderá até o próximo dia 13 de outubro, é uma iniciativa do projeto de extensão integrante do Programa Visual 3D, coordenado pelo Campus João Pessoa.

A Oficina de Realidade Virtual e Aumentada tem como proposta abordar temas essenciais como regras de trânsito, comportamentos seguros, a importância do respeito à sinalização e as consequências dos acidentes de trânsito, tudo isso fazendo uso de tecnologias imersivas como Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Além disso, busca estimular a reflexão e a discussão em grupo sobre os desafios e responsabilidades no trânsito, promovendo uma consciência crítica e uma atitude proativa em relação à segurança viária.

O projeto "Ambiente Virtual de Trânsito em Itaporanga-PB" é executado pelo LaISER e coordenado pelo professor Arley Willer, contando com a colaboração de duas alunas bolsistas, Ane Caroline e Hellen Lima, e seis voluntários, Alane Évelin, Ana Luiza, Ana Rebeca, Gabriel Tertuliano, Herberth Ribeiro e Letícya Moreira.

A visita da equipe da SITTRANS de Itaporanga-PB ao Campus Itaporanga representa um passo importante na promoção da educação para o trânsito e na conscientização sobre a segurança viária na cidade, demonstrando a eficácia das tecnologias inovadoras como ferramentas educacionais.

O Campus Itaporanga e a SITTRANS continuam trabalhando em conjunto para fortalecer esse projeto e expandir seu alcance, beneficiando ainda mais a comunidade escolar e contribuindo para a construção de um trânsito mais seguro em Itaporanga-PB.