Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Institucional > Sobre o Campus

Sobre o Campus

por Arley Willer publicado 31/08/2016 12h21, última modificação 01/11/2022 09h02

O Campus Itaporanga iniciou suas atividades em 1º de fevereiro de 2016.

A chegada do IFPB à cidade de Itaporanga traz inovação e tecnologia no desenvolvimento de profissionais neste município, dando suporte a sua economia, pois tem comércio muito dinâmico, contando com um considerável número de estabelecimentos comerciais, bem como empresas de pequeno e médio porte.

Além disso, no contexto educacional, Itaporanga conta com várias escolas de ensino fundamental, de ensino médio e de ensino pré-escolar. De acordo com dados do Ministério da Educação (BRASIL, 2012), dos 5.584 alunos matriculados na rede de ensino do município de Itaporanga, havia 3.772 no ensino fundamental, 1.040 no ensino médio e 772 no ensino pré-escolar.

Nesse cenário, o Campus Itaporanga oferece o Curso Técnico Integrado em Edificações entendendo que este é um espaço promissor no que diz respeito a atender aos alunos egressos das escolas estaduais e municipais da cidade de Itaporanga e região circunvizinha, ao mesmo tempo que oferecerá mão de obra qualificada ao mercado de trabalho emergente. Isso é perceptível quando se faz a relação entre a demanda do mercado com a quantidade mínima de profissionais da área de edificações formados pelas instituições de ensino. Assim, este curso vem suprir demandas reais e urgentes. Além disso, possibilitará a fixação dos alunos na própria região, contribuindo para o desenvolvimento do sertão paraibano e de municípios polarizados por Itaporanga (Aguiar, Coremas, Igaracy, Piancó, Olho d ́água, Santana dos Garrotes, Nova Olinda, Pedra Branca, Boa Ventura, Curral Velho, Diamante, São José de Caiana, Serra Grande, Ibiara, Conceição, Santana de Mangueira e Santa Inês), considerando a sua abrangência, em um raio de cinquenta (50) quilômetros.

No dia 08 de outubro de 2018, nós iniciamos as atividades na nossa nova sede, ocupando o bloco acadêmico “B”. No final do ano receberemos o bloco acadêmico “A” e contaremos com 12 salas de aula, 19 laboratórios e 04 salas de coordenação de curso. Nosso novo endereço é BR 361, Km 116, ao lado do DER.


Sobre o Diretor


Informações sobre o diretor geral do Campus Itaporanga.


   Ridelson Farias de Sousa

Possui Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Ingressou, em março de 2002, no Programa de Pós-Graduação de Engenharia Agrícola, UFCG, onde, em março de 2007, obteve, com distinção, o título de Doutor. Desenvolveu como pesquisador PRODOC/CAPES, no período 05/2007 a 02/2008, atividades de ensino e pesquisa na Universidade Federal de Campina Grande-UFCG. Foi aprovado em 2007 no concurso público de docente do CEFET-PB (atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB), onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e orientação nos Cursos Superiores de Tecnologia em Geoprocessamento e Gestão Ambiental. Foi coordenador de Pesquisa e Extensão do IFPB, Campi João Pessoa e Cabedelo. Coordenou Projetos fomentados pelo CNPq. Foi Assessor Especial da Reitoria, onde coordenou, entre outras atividades, os estudos de viabilidade de implantação de cursos nos campi do Plano de Expansão III. Atualmente é Diretor de Implantação do Campus Itaporanga. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola e Geoprocessamento, com ênfase em Geotecnologias no Estudo do Uso e Ocupação das Terras, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, sistemas de informação geográfica, degradação das terras, desenvolvimento sustentado, recursos naturais e meio ambiente.

Matrícula: 1611240.

Área de atuação: Engenharia Agrícola.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9724210792522437

E-mail:

Equipe Gestora



    Direção de Administração, Planejamento e Finanças - DAPF

    Ricardo Batista Pereira

     

    Direção de Desenvolvimento do Ensino - DDE

    Professor Franklin Medeiros Galvão

    E-mail:


    Coordenação de Almoxarifado e Patrimônio - COAP

    Erismarcos Saturnino da Silva

     

    Coordenação de Execução Orçamentária e Financeira

    Adonielisson Abrantes do Nascimento


    Coordenação de Compras e Licitações - CCL

    Luyz Paullo Targino Saturnino

     

    Coordenação Pedagógica e de Assistência Estudantil - COPAE

    Manoel Ferraz da Silva Filho

    E-mail: manoel.ferraz@ifpb.edu.br

     

    Coordenação do Curso Técnico em Edificações - CCTE

    Professor Allan Giuseppe de Araujo Caldas

     

    Coordenação do Curso Técnico em Informática - CCTI

    Professor Fernando Marcus Nascimento Vianini 

     

    Coordenação de Desenvolvimento de Ensino - CDE

    Professor Renan Gomes de Lucena

    E-mail:


    Coordenação de Extensão e Cultura - CEC

    Professora Jéssica Mota

    E-mail:


    Coordenação de Gestão de Pessoas - CGP

    Alyson Cézar Dantas

    E-mail: alyson.dantas@ifpb.edu.br

     

    Coordenação de Pesquisa - CP

     Severino Pereira de Sousa Junior

     

    Coordenação de Controle Acadêmico - CCA

    Andre Romulo Rozado de Sousa


    Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE-IP)

    Izael de Lima Junior