Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2023 > 04 > Campus Itaporanga realiza a primeira reunião do Programa “Café com o Diretor”

Campus Itaporanga realiza a primeira reunião do Programa “Café com o Diretor”

Orçamento participativo da Assistência estudantil foi o tema discutido
por publicado: 25/04/2023 19h18 última modificação: 25/04/2023 19h19

Na manhã de hoje, 25 de abril, o Campus Itaporanga colocou em prática o Programa “Café com o Diretor”, ação estratégica que faz parte do Plano de Gestão 2022-2026 da Direção Geral da unidade e que se caracteriza como uma política de discussão e debates com os estudantes, técnicos e docentes, a partir de reuniões periódicas para construir proposições que tenham como objetivo a melhoraria da Gestão no Campus.

A reunião foi organizada pela assistente social do Campus, Maria Dayanne, e contou com a presença do Diretor Geral, professor Ridelson Farias, do Coordenador de execução orçamentária e financeira, Adonielisson Abrantes, do coordenador de compras, Paullo Targino, e do professor Severino Pereira, coordenador de Pesquisa e Extensão, além dos estudantes que compareceram para discutir o orçamento voltado a atender as políticas de assistência ao estudante no âmbito do campus.

Na oportunidade, o professor Ridelson teceu comentários sobre o referido programa, esclareceu sobre as verbas orçamentárias destinadas a assistência estudantil, e expos os valores que a unidade de Itaporanga vem alocando para potencializar o envolvimento dos estudantes nos diversos programas estudantis, a saber: bolsas de pesquisa e extensão; monitoria; eventos científicos, esportivos e culturais; visitas técnicas; além do Programa de Acesso Permanência e Êxito (PAPE). Endossando que a participação dos estudantes é crucial, no sentido de garantir políticas que, efetivamente, fortaleça a democracia no ambiente escolar, Ridelson colocou um aporte de R$ 50.000,00 (Cinquenta mil reais) para que os estudantes decidissem em qual programa dos descritos acima queriam reforçar.

Após várias propostas, os estudantes decidiram que usariam 50% (cinquenta por cento) dos recursos para fortalecer o PAPE e os outros 50% (cinquenta por cento) para reforçar as bolsas de pesquisa, extensão e de monitorias.
A Assistente Social, Maria Dayanne, trouxe duas propostas para a distribuição dos recursos para o PAPE. A primeira que dividia os valores em três faixas, a saber R$200,00; R$150,00 e R$100,00 – contemplando um total de 118 estudantes; e uma segunda também com três faixas, sendo R$250,00; R$150,00 e R$100,00 – que contemplavam 112 estudantes.Após debates e discussões, a proposta 1 foi aprovada por unanimidade pelos estudantes.

Parabenizando a iniciativa da gestão, Dayanne agradeceu aos presentes e no final convidou a todos para tomar um café com o Diretor.