Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2019 > 12 > Estudante surdo conclui curso técnico no campus Itaporanga

Noticia

Estudante surdo conclui curso técnico no campus Itaporanga

Vanielson, aluno do curso técnico em edificações, faz parte da turma pioneira
por publicado: 05/12/2019 15h25 última modificação: 20/12/2019 14h47

Conseguir uma formação técnica no Brasil não é uma tarefa fácil, pois apenas 8% das matrículas do ensino médio são em cursos de formação técnica. Se acessar o ensino já é difícil, imagina concluir e se formar. E o desafio ainda é maior quando a pessoa tem algum tipo de deficiência, a exemplo do discente Vanielson Miguel, natural da cidade de Ibiara na região do Vale do Piancó-PB, que estudou até o 9º ano em escolas públicas que não dispunham de profissionais (intérprete de libras) para decodificar e repassar as informações, conteúdo das disciplinas, ministradas pelos professores. Mesmo com todas as adversidades, Vanielson não desistiu e continuou, o que lhe garantiu, em 2016, acessar o curso técnico integrado em Edificações do campus Itaporanga para registrar uma página de superação na sua vida.

Segundo Vanielson, a insegurança que existia antes fora sanada no IFPB com a presença de pessoal especializado, os interpretes de libras, que decodificam e proporcionam a compreensão dos conteúdos, o que possibilitou bom desempenho nas avalições e participação ativa nas atividades práticas e científicas que foram desenvolvidas ao longo do curso, como também na elaboração e defesa do trabalho de conclusão de curso (TCC).

A experiência vivenciada em sala de aula inspirou Vanielson a elaborar um glossário de termos técnicos utilizados na área de construção civil, o que possibilitará a inclusão de outros surdos. O glossário foi o trabalho de conclusão do discente defendido neste dia, o qual obteve a nota máxima (100).

Vanielson diz que nunca pensou em desistir dos estudos, pois sempre contou com incentivo da família. E no campus Itaporanga foi instigado a continuar pensando positivamente, uma vez que aprendeu a língua de sinais (LIBRAS), por meio de profissionais habilitados - intérpretes de libras. Desta forma, além de ter sido suficiente em todas as disciplinas, hoje ele marcou mais uma página importante na história do campus Itaporanga e em sua vida pessoal e profissional, pois defendeu seu TCC e se tornou o primeiro surdo a se formar no curso técnico em edificações.

Segundo o professor Ridelson Farias, Diretor Geral do campus, a instituição promove a inclusão social que oportuniza o acesso e a permanência de estudantes com deficiências diversas. Vanielson teve o apoio de intérprete de libras, profissional capacitado em língua de sinais – o qual o acompanhou em todas as atividades acadêmicas, sejam dentro ou fora do campus. E tudo isso é motivo de muito orgulho para o campus, uma vez que o papel de inclusão social está sendo desempenhado, concluiu o dirigente.

Para o professor Franklin Galvão, Diretor de Desenvolvimento de Ensino do campus e orientador de Vanielson, tanto os objetivos do trabalho orientado como aqueles propostos pela instituição - que buscam métodos e formas de incluir socialmente todas os discentes com alguma limitação - foram alcançados, estando ele realizado como professor e como diretor.

Para a intérprete de Libras, Cristiane de Oliveira, que acompanha Vanielson desde 2018 – o discente tem muita personalidade e vontade de aprender, o que tornou seu trabalho de decodificação prazeroso e muito gratificante.

A surdez é definida pela Organização Mundial de Saúde como a “perda completa da capacidade de ouvir”. Geralmente, um indivíduo surdo tem perda auditiva profunda e costuma usar a língua de sinais para se comunicar. A referida língua é composta pela utilização de gestos, sinais e expressões faciais e corporais, sendo uma forte ferramenta de inclusão social.

registrado em: