Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2019 > 05 > Campus comemora o dia Nacional do Bioma Caatinga

Campus comemora o dia Nacional do Bioma Caatinga

Ação culminou com o plantio de mudas de ipês e aroeiras nos estacionamentos dos blocos acadêmicos
por publicado: 23/05/2019 16h31 última modificação: 23/05/2019 16h31

É necessário sensibilizar a comunidade desde muito cedo, para que se tornem cidadãos envolvidos com a preservação do Meio Ambiente. E o melhor local para desenvolver estas atividades é, sem dúvida, a escola, onde com o auxílio de professores envolvidos com a educação de seus discentes, pode-se criar espaços interativos para mostrar a importância de plantar uma árvore. O IFPBcampus Itaporanga realizou a comemoração do Dia Nacional do Bioma Caatinga, no dia 22 de maio, e de início os docentes envolvidos fizeram uma explanação dialógica sobre as características e importância do bioma Caatinga. Na sequência ocorreu o plantio de mudas de vegetais nativos, desta maneira, sensibilizando os discentes na manutenção dos recursos naturais.

A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e de grande exuberância e biodiversidade, na qual, segundo Myller Machado, professor de biologia, “é de grande importância a sua conservação, como também o desenvolvimento de atividades que estimulam ultrapassar a lógica do combate a seca, evidenciando a necessidade de conviver com a região, e uma destas formas é o ensino e práticas contextualizadas”.

O professor de geografia, Leonardo Barboza, enfatiza que “as transformações promovidas no espaço geográfico pelas ações antrópicas tem reduzido os espaços verdes e necessários ao ambiente mais saudável. A possibilidade de tratar desse importante bioma, a Caatinga, no qual está inserido o IFPB campus Itaporanga, junto com uma ação coletiva com os alunos, ajuda a compreender a importância de uma ação ambiental, e temos agora na paisagem do campus uma ação que vai perdurar por muitos anos, deixando como exemplo uma paisagem modificada pelos discentes”.

Para a professora Jessica Mota, “é importante a realização de atividades interdisciplinares para o crescimento acadêmico dos discentes como também promover a interação social e a responsabilidade com o meio ambiente em cultivar plantas nativas”.

Para o diretor do campus, Ridelson Farias, a ação contribuiu com o fortalecimento da consciência ambiental dos discentes e do paisagismo das áreas abertas do campus, a exemplos dos estacionamentos, que terão, futuramente, árvores que promoverão sombras e, consequentemente, melhores condições de temperatura.

Assim, a atividade de plantar as mudas de ipês e aroeiras promoveu uma mudança no cotidiano dos discentes, como também foi uma ação valiosa em comemoração ao Dia Nacional do bioma Caatinga.

Texto e imagens por Myller Machado