Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2018 > 06 > Amistoso de Robótica é destaque no Campus

Amistoso de Robótica é destaque no Campus

Disputa interna ocorreu na manhã do dia 20 de junho
por publicado: 20/06/2018 16h31 última modificação: 22/09/2019 15h03

Com foco na resolução de problemas através da computação e automação, os discentes envolvidos com a robótica fortalecem o trabalho em equipe, solucionam problemas de lógica, aprendem e aplicam, na prática, conhecimentos de programação. Habilidades que incrementam e enriquecem a vida acadêmico-profissional.

O 3º Amistoso de Robótica aconteceu na manhã desta quarta, 20/06, no IFPB Itaporanga, unidade Vila Mocó. Participaram da disputa três equipes de alunos do próprio campus, inclusive inaugurando a pista oficial.

A competição consistiu em desenvolver um robô capaz de vencer desafios em um percurso, como obstáculos, redutores de velocidade, aclive e captura de objetos. Essa notável “brincadeira”, na verdade, simula a independência de um robô em situações nocivas à saúde humana, como o resgate de vítimas de vazamento de gás tóxico ou contaminadas por radiação. Ademais, as ações da robótica no campus vêm produzindo os dados para o artigo “Simulação de Autonomia Robótica no Resgate de Vítimas em Ambientes Hostis”, produzido pelos próprios alunos. No último ano, discentes selecionados vêm recebendo treinamento em Sistemas Digitais e Robótica Educacional pelo servidor Arley Willer.

Como resultado do amistoso, foram selecionados os alunos Alany Raiane, Emanuel Lacerda, Henrique Kelsenn, José Klébson, Larissa Bastos e Lucas Pereira para representar o Campus Itaporanga na Olimpíada Brasileira de Robótica e na 4ª Competição de Robótica do IFPB.

Fomentadores da tecnologia, os diretores prof. Franklin Medeiros (DDE), Flaviano da Silva (DAPF) e prof. Ridelson Farias (Direção Geral), além do prof. Severino Pereira e o Coordenador de TI Arley Willer doaram para o Campus a pista oficial de robótica, que foi produzida no padrão da Olimpíada Brasileira de Robótica-OBR.

O prof. Ridelson também confirmou que haverá, no prédio do IFPB Itaporanga, uma sala exclusiva para as atividades da robótica.