Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2017 > 12 > Convite para visitar exposição de fotografia

Convite para visitar exposição de fotografia

Exposição “Mortal loucura” encontra-se à mostra, na unidade Vila Mocó, durante o mês de dezembro.
publicado: 11/12/2017 18h32 última modificação: 11/12/2017 18h32

O Campus Itaporanga, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), convida toda a comunidade para visitar a exposição fotográfica “Mortal loucura”. As fotografias expostas são fruto do trabalho desenvolvido pelos alunos e pelas alunas do 1º ano do Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Edificações, durante o IV bimestre de 2017, na disciplina Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I.

Tal atividade integrou o estudo do Barroco e objetivou traduzir em imagens soneto escrito pelo poeta baiano Gregório de Matos no século XVII. A exposição, que recebe o nome da versão musicada do soneto, feita, em 2005, por José Miguel Wisnik e Caetano Veloso, traz para o campo da fotografia características estéticas da arte barroca, como o jogo entre claro e escuro e a dramaticidade, ao mesmo tempo que explora o potencial imagético dos versos do poema.

As fotografias demonstram a perenidade da obra de Gregório de Matos e também a possibilidade de aproximar os estudantes da poesia produzida no século XVII, através de um diálogo criativo, capaz de inseri-los em uma cadeia discursiva que amplia os espaços de interação com a literatura.

Texto e imagens: Marta Aguiar