Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2017 > 11 > Robótica, Games e Produção de Materiais Didáticos marcam a realização da I Semana de Ciência e Tecnologia

Exposição contou com screencasts, concurso de cartazes, construção de maquetes, dentre outros.
por Arley publicado: 06/11/2017 09h51 última modificação: 18/11/2017 11h05

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Itaporanga realizou nos dias 17 e 18 de outubro a I Semana de Ciência e Tecnologia, que foi norteada pela temática “A Matemática está em Tudo”. O evento ocorre em todo o Brasil e tem como foco principal aproximar a ciência e a tecnologia da população, envolvendo várias instituições, além de mostrar como a Matemática está presente em aplicações de diferentes áreas do conhecimento e na nossa vida cotidiana.

A programação do evento estava bem diversificada e contou com a composição da mesa de abertura, momento no qual o diretor geral Ridelson Farias comentou sobre a importância do evento: “O instituto chegou, marcou uma página importante nesta primeira semana de ciência e tecnologia e eu tenho certeza que, com o trabalho dedicado de cada um de vocês, nós vamos marcar várias outras páginas em nossa região”. A representante discente Edisandy Bezerra explanou sobre a importância de ter participado da construção e discussão em sala de aula de como a Matemática está inserida em aplicações na astronomia, nas ondas sonoras, nos games, dentre outras.

O evento também contou com mesas redondas que discutiam a articulação existente entre a construção civil e uma diversidade de conteúdos matemáticos, minicursos que vão desde a relevância do raciocínio lógico no jogo de xadrez e no desenvolvimento de habilidades de atenção, concentração e organização do pensamento até o uso de sons, imagens e expressão corporal no teatro.

Também foram ofertadas exposições de materiais didáticos, como é o caso de jogos matemáticos produzidos com materiais concretos, screencasts, concurso de cartazes, construção de maquetes orientadas pelos professores Maxsuel Alves e Patrícia Campos, dentre outros recursos. Os trabalhos em formato de pôster trouxeram pontos importantes de pesquisas a respeito da robótica educacional, onde os alunos apresentaram o aporte teórico atrelado à dimensão prática com os robôs Big Ita e Edifita, resultado de um trabalho integrado entre a Matemática, a eletrônica e a Computação, orientados pelo coordenador de TI Arley Willer e o professor Marlon Cavalcante.

Outro fato atraente foi a relação apresentada entre a matemática e os videogames, com ênfase para os trabalhos que analisaram alguns games, aprofundando-se sobre os conteúdos matemáticos construídos a partir do contato com estes jogos. Como é o caso do aluno Lucas Azevedo, que apresentou um game de autoria própria finalizando essa etapa da exposição.

Nesse sentido, o protagonismo dos estudantes pode ser percebido pelo público, como no caso de duas professoras da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Diniz, que relataram “em tudo o que foi mostrado a gente vê que foi construído pelo aluno, então assim está mostrando o nível da aprendizagem da escola que eles participam. Excelente!”

O encerramento do evento trouxe apresentações culturais relacionadas com o eixo norteador “Matemática e Arte”, coordenado pela professora Ana Cristina, juntamente com os alunos das turmas de 1º ano (matutino e vespertino), bem como com o comentário na mesa de encerramento do professor Marlon Cavalcante, membro da comissão organizadora, que reforçou que a I Semana de Ciência e Tecnologia do IFPB – Campus Itaporanga veio como uma proposta de fortalecimento e consolidação de ações que propiciassem um diálogo entre a ciência, a tecnologia e a inovação na área de Educação, não só da comunidade interna do IFPB, mas com uma amplitude de discussões em todo o vale do Piancó. Marlon concluiu agradecendo o apoio da direção geral, coordenadores, docentes, discentes e comunidade externa que estiveram envolvidos nos bastidores e a frente da realização deste grandioso evento.

Confira as entrevistas realizadas durante o evento:

Entrevistas - Parte 1

Entrevistas - Parte 2