Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2016 > 11 > Campus promove I Semana da Inclusão

Campus promove I Semana da Inclusão

Evento faz parte da programação do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais - NAPNE
publicado: 11/11/2016 17h45 última modificação: 11/11/2016 18h20

O Campus realizou na data de 8 de novembro a culminância do projeto intitulado "I Semana da Inclusão". Esse projeto é realizado em todos os campi do IFPB, apoiado pela PRAE (Pró-reitoria de Assuntos Estudantis), com o objetivo de esclarecer as comunidades a respeito de temas e problemáticas socialmente inclusivas.

A abertura oficial do evento foi feita pelo diretor geral do Campus, Ridelson Farias, que apresentou a temática de forma clara e baseada em leis, ressaltando que a inclusão permeia por vários caminhos, sejam eles por deficiência, classe social, cor ou padrões sociais.

O evento também contou com a participação da professora de Educação Física, Jéssica Mota, que coordenou uma dinâmica inclusiva. O intérprete de Libras, Otniel Amorim, apresentou a cultura surda e realizou com os presentes uma oficina de sinais básicos da Língua Brasileira de Sinais. O aluno Vanielson, surdo, também participou ativamente de uma roda de conversa onde todos puderam fazer perguntas sobre o cotidiano de uma pessoa com deficiência, e, por fim, foi exibido o filme "O primeiro aluno da classe", baseado em uma história real, que trata de uma pessoa com síndrome de Tourette e seus desafios para conviver em sociedade.

Durante a semana, ainda serão realizadas outras ações, como práticas de esportes inclusivos e leitura e debates de textos referentes à temática.