Você está aqui: Página Inicial > Esperança > Pronatec

Pronatec

por 1446519 publicado 10/08/2016 17h24, última modificação 02/09/2016 09h33

 

Pronatec

Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidente Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.

Objetivos

  • Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância;
  • Construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais;
  • Aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
  • Aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica;
  • Melhorar a qualidade do ensino médio.

Iniciativas

  • Expansão da Rede Federal;
  • Programa Brasil Profissionalizado;
  • Rede e-TecBrasil;
  • Acordo de Gratuidade com os serviços Nacionais de Aprendizagem;
  • FIES Técnico e Empresa;
  • Bolsa-Formação.

 Mulheres Mil

O Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades das políticas do Governo do Brasil, especialmente nos eixos promoção da equidade, igualdade entre sexos, combate a violência contra mulher e acesso à educação. O programa também contribuiu para o alcance das Metas do Milênio, promulgada pela ONU em 2000 e aprovada por 191 países. Entre as metas estabelecidas estão a erradicação da extrema pobreza e da fome, promoção da igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres e garantia da sustentabilidade ambiental.

Estruturado em três eixos – Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável, o programa possibilita a inclusão social, por meio da oferta de formação focada na autonomia e na criação de alternativas para a inserção no mundo do trabalho, para que essas mulheres consigam melhorar a qualidade de suas vidas e das suas comunidades.


O Pronatec no Campus Esperança

Em fevereiro de 2015, o curso FIC-PRONATEC teve suas atividades iniciadas no IFPB/Campus Esperança com a oferta do Curso de Agente de Desenvolvimento Socioambiental, tendo 15 alunos como concluintes, realizado nas instalações da E. M. E. F. Dom Manoel Palmeira da Rocha, no município de Esperança/PB.

Em abril de 2016 foi iniciado com muita satisfação o curso FIC-PRONATEC Operador de Computador, tendo 15 alunos matriculados, realizado nas instalações da Escola Municipal Josefa Araújo Pinheiro (sede provisória do campus), no município de Esperança/PB e concluído em agosto com bastante êxito. O mesmo curso foi também implantado na Unidade Remota em Pocinhos, tendo iniciado em maio de 2016 com quinze alunos cursando, nas instalações da Escola Municipal Elizete Pereira.

Na Unidade Remota em Alagoa Nova o curso de Artesão de Biojóias com trinta e cinco alunas, que faz toda a diferença em relação ao Pronatec/Mulheres Mil de quarenta alunas matriculadas, trinta e cinco, entre elas cinco alunas ouvintes e entusiasmadas, que poderão em um futuro próximo serem artesãs.