Metodologia
Procedimento Padrão de Autoavaliação Institucional no IFPB
FLUXOGRAMA - Procedimento-padrão de Autoavaliação Institucional
Definição
A etapa de (i) Definição objetiva delimitar o que deve ser avaliado e por quais segmentos institucionais se deseja obter feedback avaliativo, o que resulta na definição dos instrumentos avaliativos. Esta etapa compreende atividades de pesquisa e esboço dos significados que os indicadores avaliativos (questões) podem receber.
Ao término desta etapa, os indicadores são consolidados e agrupados em eixos (dimensões) de avaliação nos respectivos instrumentos de avaliação, em consonância com a Nota Técnica INEP/DAES/CONAES nº 65/2014, a fim de dimensionar adequadamente as fragilidades e potencialidades da instituição.
Considerando os aspectos avaliativos determinados pela nota supracitada, adotou-se para a atividade de consulta institucional a seguinte distribuição de segmentos de respondentes a serem consultados por eixo/dimensão:
| EIXO | DIMENSÃO | SEGMENTOS CONSULTADOS |
|---|---|---|
| 1. PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL | 8. PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO |
• Discentes • Docentes • Técnicos-Administrativos |
| 1. MISSÃO E PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL |
• Discentes • Docentes • Técnicos-Administrativos |
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| 2. DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL | 3. RESPONSABILIDADE SOCIAL DA INSTITUIÇÃO |
• Discentes • Docentes • Técnicos-Administrativos |
| 2. POLÍTICAS PARA O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO |
• Discentes • Docentes • Técnicos-Administrativos |
|
| 3. POLÍTICAS ACADÊMICAS | 4. COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE |
• Discentes • Docentes • Técnicos-Administrativos |
| 2. POLÍTICAS PARA O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO |
• Discentes • Docentes • Técnicos-Administrativos |
|
| 9. POLÍTICA DE ATENDIMENTO AOS DISCENTES |
• Discentes • Docentes • Técnicos-Administrativos |
|
| 4. POLÍTICAS DE GESTÃO | 5. POLÍTICAS DE PESSOAL |
• Docentes • Técnicos-Administrativos |
| 6. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA INSTITUIÇÃO |
• Discentes • Docentes • Técnicos-Administrativos |
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| 10. SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA |
• Docentes • Técnicos-Administrativos |
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| 5. INFRAESTRUTURA FÍSICA | 7. INFRAESTRUTURA FÍSICA |
• Discentes • Docentes |
Os segmentos consultados deverão atribuir para cada indicador os seguintes significados (conceitos):
| CONCEITO | DESCRIÇÃO |
|---|---|
| 0 | Quando o indicador da dimensão avaliada NÃO SE APLICA OU É DESCONHECIDO. |
| 1 | Quando o indicador da dimensão avaliada configura um conceito BASTANTE INSATISFATÓRIO |
| 2 | Quando o indicador da dimensão avaliada configura um conceito INSATISFATÓRIO |
| 3 | Quando o indicador da dimensão avaliada configura um conceito SATISFATÓRIO |
| 4 | Quando o indicador da dimensão avaliada configura um conceito BOM |
| 5 | Quando o indicador da dimensão avaliada configura um conceito EXCELENTE |
Elaboração e Preparação
A etapa (ii) Elaboração e Preparação objetiva formatar os indicadores de cada instrumento avaliativo definido na etapa anterior, estabelecendo-se os meios de aplicação e sua manipulação. Desta forma, são construídos os instrumentos avaliativos, considerando a cobertura dos indicadores por dimensão, o melhor formato de apresentação para o meio de aplicação selecionado e a viabilização da análise de conceitos em níveis (essencialmente, para toda instituição, por campus e por curso).
Para a consulta institucional, serão estabelecidos os seguintes recursos de autenticação, de forma que os dados pessoais não sejam vinculados à análise de respostas, exceto aqueles dados diretamente ligados à análise em níveis.
| SEGMENTO | DADOS DE AUTENTICAÇÃO | DADOS PARA ANÁLISE EM NÍVEIS |
|---|---|---|
| Discentes | CPF (sem pontos e hífen) | Campus e Curso |
| Egressos | Chave de Acesso* | Campus e Curso |
| Docentes | MATRÍCULA | Campus e Curso |
| Técnicos-Administrativos | MATRÍCULA | Campus |
| Comunidade Externa | Chave de Acesso* | Campus |
A CPA deverá acompanhar os resultados das avaliações internas e externas, promovendo a apropriação desses resultados e subsidiando ações de planejamento institucional. Esse acompanhamento considerará as avaliações externas dos cursos superiores realizadas pelo INEP, com informações fornecidas pelas coordenações de curso e pelos gestores dos campi. Para isso, serão utilizados formulários específicos como instrumentos de coleta, nos quais as coordenações registrarão o acompanhamento dos resultados das avaliações.
Sensibilização
A etapa (iii) Sensibilização e Execução abrange as ações de divulgação destinadas à convocação dos segmentos institucionais, orientando-os quanto à participação e aos prazos. A sensibilização terá início com o envio de comunicados instrucionais por e-mail aos Diretores Gerais, Diretores de Ensino e Coordenadores de Cursos Superiores, além de orientações encaminhadas aos membros das SPAs para apoio nos campi. Complementarmente, estão previstas as seguintes estratégias de divulgação para cada segmento:
|
SEGMENTOS ATINGIDOS
ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO
|
ESTUDANTES | EGRESSOS | DOCENTES | TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS | COMUNIDADE EXTERNA |
|---|---|---|---|---|---|
| Cartaz informativo | X | X | X | X | X |
| Redes sociais oficiais da instituição | X | X | X | X | X |
| Redes sociais oficiais dos cursos superiores da instituição | X | X | X | ||
| E-mail/comunicado de convite para acessar a plataforma online de avaliação, com instruções gerais. | X | X | X | ||
| Mensagem no comunicador do Sistema Acadêmico | X |
Análise
A etapa (iv) Análise contempla o tratamento dos dados obtidos, considerando a frequência das respostas para cada indicador, de acordo com o segmento respondente e os demais níveis de análise previamente definidos. Nesse processo:
Grupos de trabalho por campi, sob supervisão do membro representante da CPA, deverão orientar as SPAs na consolidação das informações e na identificação das relações causais que expliquem indicadores com avaliação abaixo do esperado;
Os dados consolidados serão organizados conforme o modelo de relatório por campi disponibilizado pela CPA, permitindo sua posterior compilação em um Relatório Institucional de Autoavaliação.
Discussão e Divulgação dos Resultados
Na etapa final (v) Discussão e Divulgação dos Resultados, são realizadas as ações de análise coletiva e publicização dos relatórios de avaliação para a comunidade acadêmica. Estão previstas as seguintes atividades:
Debates com os segmentos envolvidos, apresentando os dados consolidados dos campi e cursos, de modo a refinar a relação causal identificada e definir ações de melhoria, possibilitando o monitoramento posterior pela CPA. Essa etapa é essencial para promover a interação com os segmentos consultados e alinhar estratégias de ação;
Aprovação do relatório final e apresentação aos dirigentes da instituição;
Publicização do relatório de avaliação na página da CPA, no portal oficial do IFPB.
Os relatórios serão elaborados e entregues pelas SPAs de cada campus, fornecendo subsídios para a elaboração do relatório institucional final pela CPA. A comissão deverá elaborar e revisar, conjuntamente, os pareceres analíticos em nível institucional, incluindo consultas necessárias para a definição de ações aplicáveis nesse âmbito.
O formato dos relatórios deverá considerar os diferentes níveis de análise dos dados, evidenciando potencialidades e fragilidades com base na frequência dos conceitos atribuídos (0 a 5) a cada indicador, contemplando amostras por curso, por campus e em nível institucional.

