Procedimento Padrão de Autoavaliação Institucional no IFPB

FLUXOGRAMA - Procedimento-padrão de Autoavaliação Institucional

Procedimento Padrão de Autoavaliação Institucional no IFPB

Versão/atualização: 2023

Definição

A etapa de (i) Definição objetiva delimitar o que deve ser avaliado e por quais segmentos institucionais se deseja obter feedback avaliativo, o que resulta na definição dos instrumentos avaliativos. Esta etapa compreende atividades de pesquisa e esboço dos significados que os indicadores avaliativos (questões) podem receber.

Ao término desta etapa, os indicadores são consolidados e agrupados em eixos (dimensões) de avaliação nos respectivos instrumentos de avaliação, em consonância com a Nota Técnica INEP/DAES/CONAES nº 65/2014, a fim de dimensionar adequadamente as fragilidades e potencialidades da instituição.

Considerando os aspectos avaliativos determinados pela nota supracitada, adotou-se para a atividade de consulta institucional a seguinte distribuição de segmentos de respondentes a serem consultados por eixo/dimensão:

EIXO DIMENSÃO SEGMENTOS CONSULTADOS
1. PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 8. PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO • Discentes
• Docentes
• Técnicos-Administrativos
1. MISSÃO E PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL • Discentes
• Docentes
• Técnicos-Administrativos
2. DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 3. RESPONSABILIDADE SOCIAL DA INSTITUIÇÃO • Discentes
• Docentes
• Técnicos-Administrativos
2. POLÍTICAS PARA O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO • Discentes
• Docentes
• Técnicos-Administrativos
3. POLÍTICAS ACADÊMICAS 4. COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE • Discentes
• Docentes
• Técnicos-Administrativos
2. POLÍTICAS PARA O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO • Discentes
• Docentes
• Técnicos-Administrativos
9. POLÍTICA DE ATENDIMENTO AOS DISCENTES • Discentes
• Docentes
• Técnicos-Administrativos
4. POLÍTICAS DE GESTÃO 5. POLÍTICAS DE PESSOAL • Docentes
• Técnicos-Administrativos
6. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA INSTITUIÇÃO • Discentes
• Docentes
• Técnicos-Administrativos
10. SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA • Docentes
• Técnicos-Administrativos
5. INFRAESTRUTURA FÍSICA 7. INFRAESTRUTURA FÍSICA • Discentes
• Docentes
Os segmentos consultados deverão atribuir para cada indicador os seguintes significados (conceitos):
CONCEITO DESCRIÇÃO
0 Quando o indicador da dimensão avaliada NÃO SE APLICA OU É DESCONHECIDO.
1 Quando o indicador da dimensão avaliada configura um conceito BASTANTE INSATISFATÓRIO
2 Quando o indicador da dimensão avaliada configura um conceito INSATISFATÓRIO
3 Quando o indicador da dimensão avaliada configura um conceito SATISFATÓRIO
4 Quando o indicador da dimensão avaliada configura um conceito BOM
5 Quando o indicador da dimensão avaliada configura um conceito EXCELENTE

Elaboração e Preparação

A etapa (ii) Elaboração e Preparação objetiva formatar os indicadores de cada instrumento avaliativo definido na etapa anterior, estabelecendo-se os meios de aplicação e sua manipulação. Desta forma, são construídos os instrumentos avaliativos, considerando a cobertura dos indicadores por dimensão, o melhor formato de apresentação para o meio de aplicação selecionado e a viabilização da análise de conceitos em níveis (essencialmente, para toda instituição, por campus e por curso).

Para a consulta institucional, serão estabelecidos os seguintes recursos de autenticação, de forma que os dados pessoais não sejam vinculados à análise de respostas, exceto aqueles dados diretamente ligados à análise em níveis.

SEGMENTO DADOS DE AUTENTICAÇÃO DADOS PARA ANÁLISE EM NÍVEIS
Discentes CPF (sem pontos e hífen) Campus e Curso
Egressos Chave de Acesso* Campus e Curso
Docentes MATRÍCULA Campus e Curso
Técnicos-Administrativos MATRÍCULA Campus
Comunidade Externa Chave de Acesso* Campus

A CPA deverá acompanhar os resultados das avaliações internas e externas, promovendo a apropriação desses resultados e subsidiando ações de planejamento institucional. Esse acompanhamento considerará as avaliações externas dos cursos superiores realizadas pelo INEP, com informações fornecidas pelas coordenações de curso e pelos gestores dos campi. Para isso, serão utilizados formulários específicos como instrumentos de coleta, nos quais as coordenações registrarão o acompanhamento dos resultados das avaliações.

Sensibilização

A etapa (iii) Sensibilização e Execução abrange as ações de divulgação destinadas à convocação dos segmentos institucionais, orientando-os quanto à participação e aos prazos. A sensibilização terá início com o envio de comunicados instrucionais por e-mail aos Diretores Gerais, Diretores de Ensino e Coordenadores de Cursos Superiores, além de orientações encaminhadas aos membros das SPAs para apoio nos campi. Complementarmente, estão previstas as seguintes estratégias de divulgação para cada segmento:

SEGMENTOS ATINGIDOS
ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO
ESTUDANTES EGRESSOS DOCENTES TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS COMUNIDADE EXTERNA
Cartaz informativo X X X X X
Redes sociais oficiais da instituição X X X X X
Redes sociais oficiais dos cursos superiores da instituição X X X
E-mail/comunicado de convite para acessar a plataforma online de avaliação, com instruções gerais. X X X
Mensagem no comunicador do Sistema Acadêmico X

Análise

A etapa (iv) Análise contempla o tratamento dos dados obtidos, considerando a frequência das respostas para cada indicador, de acordo com o segmento respondente e os demais níveis de análise previamente definidos. Nesse processo:

  • Grupos de trabalho por campi, sob supervisão do membro representante da CPA, deverão orientar as SPAs na consolidação das informações e na identificação das relações causais que expliquem indicadores com avaliação abaixo do esperado;

  • Os dados consolidados serão organizados conforme o modelo de relatório por campi disponibilizado pela CPA, permitindo sua posterior compilação em um Relatório Institucional de Autoavaliação.

Discussão e Divulgação dos Resultados

Na etapa final (v) Discussão e Divulgação dos Resultados, são realizadas as ações de análise coletiva e publicização dos relatórios de avaliação para a comunidade acadêmica. Estão previstas as seguintes atividades:

  • Debates com os segmentos envolvidos, apresentando os dados consolidados dos campi e cursos, de modo a refinar a relação causal identificada e definir ações de melhoria, possibilitando o monitoramento posterior pela CPA. Essa etapa é essencial para promover a interação com os segmentos consultados e alinhar estratégias de ação;

  • Aprovação do relatório final e apresentação aos dirigentes da instituição;

  • Publicização do relatório de avaliação na página da CPA, no portal oficial do IFPB.

Os relatórios serão elaborados e entregues pelas SPAs de cada campus, fornecendo subsídios para a elaboração do relatório institucional final pela CPA. A comissão deverá elaborar e revisar, conjuntamente, os pareceres analíticos em nível institucional, incluindo consultas necessárias para a definição de ações aplicáveis nesse âmbito.

O formato dos relatórios deverá considerar os diferentes níveis de análise dos dados, evidenciando potencialidades e fragilidades com base na frequência dos conceitos atribuídos (0 a 5) a cada indicador, contemplando amostras por curso, por campus e em nível institucional.

Projetos de Autoavaliação

454.8 KBPDF

Projeto de Autoavaliação Institucional 2024-2026

Projeto de Autoavaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba para o período de 2024 a 2026, elaborado pela Comissão Própria de Avaliação.

652.7 KBPDF

Projeto de Autoavaliação Institucional 2021-2023

Projeto de Autoavaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba para o período de 2021 a 2023, elaborado pela Comissão Própria de Avaliação.

318.1 KBPDF

Projeto de Autoavaliação Institucional 2018-2020

Projeto de Autoavaliação Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba para o período de 2018 a 2020, elaborado pela Comissão Própria de Avaliação.