Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2019 > 09 > NUCA do Campus Catolé promove palestra em alusão ao Setembro Amarelo

NUCA do Campus Catolé promove palestra em alusão ao Setembro Amarelo

O evento foi realizado na última terça-feira (17/09)

por publicado: 19/09/2019 08h42 última modificação: 19/09/2019 14h45

Aconteceu nesta terça-feira (17/09), no mini auditório do Campus Catolé do Rocha, palestra com a temática prevenção ao suicídio em virtude da campanha Setembro Amarelo.O evento norteado pelo tema “Falar é a melhor solução”  foi realizado pelo Núcleo de Combate ao Assédio (NUCA) do Campus Catolé do Rocha em parceria com o CAPS I Dudé do município. A palestra ocorreu no turno vespertino e foi ministrada pela psicóloga do CAPS, Cristina Vieira.
Alunos e alguns Servidores participaram do evento, conversando e compreendendo temas de conscientização sobre a prática do suicídio.

Sobre o Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo foi uma campanha criada com o objetivo de informar e conscientizar as pessoas sobre o suicídio. Geralmente,  a pessoa com ideias suicidas tem seu comportamento motivado pela existência de alguma doença psíquica, como a Depressão. A campanha teve início em 2014, com um movimento internacional, marcado pelo dia 10 de setembro como dia internacional de prevenção ao suicídio. No Brasil, teve início em 2015, através da mobilização do CVV, da Associação Brasileira de Psquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM). A cor tem o intuito de chamar a atenção para o fenômeno, já que com o aumento passou a ser uma questão de saúde pública. A melhor forma de prevenção são diálogo e discussões que abordem o tema.

Na ocasião o NUCA finalizou o ciclo de apresentações do núcleo à comunidade, exemplificou os tipos de assédio que podem acontecer na escola e publicizou seus horários de funcionamento e como o processo de denúncia deve ser realizado.

O Núcleo é formado por: Ana Maria Torres Brasil ( Técnica em Enfermagem), Higo Oliveira Freitas (discente do curso Técnico Integrado em Edificações), Marcio Roberto Soares Bezerra (Docente) e Vera Cleia Alves da Silva Cavalcanti (Pedagoga).

Como realizar a denúncia?

Qualquer aluno(a) pode fazer a denúncia, caso tenha sido vítima de algum dos comportamentos agressivos: Assédio sexual, Violência sexual, Preconceito e Discriminação ou que tenha presenciado um colega ser vítima.
Locais de denúncia: sala do NUCA (que funciona provisoriamente no Bloco Administrativo) ou contato direto com quaisquer dos integrantes.

Para acessar mais conteúdo sobre a rede, acesse http://www.ifpb.edu.br/prae e clique na aba Rede de Combate ao Assédio.