Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2016 > 09 > Expedição ao Vale dos Dinossauros

Expedição ao Vale dos Dinossauros

Alunos do Campus Catolé do Rocha tiveram a oportunidade de conhecer um dos mais importantes sítios paleontológicos existentes no Brasil
publicado: 10/09/2016 08h20 última modificação: 12/09/2016 16h42

Nestes dias 31 de agosto e 01 de setembro os alunos do Campus Catolé do Rocha tiveram a oportunidade de conhecer o Vale dos Dinossauros: um dos mais importantes sítios paleontológicos existentes no Brasil e no Mundo, com mais de 50 tipos de pegadas de animais pré-históricos, espalhadas por toda bacia sedimentar do Rio do Peixe em uma extensão de 700 Km², onde inúmeras espécies de dinossauros viveram no sertão paraibano entre 250 e 65 milhões de anos.

O Vale dos Dinossauros é uma unidade de conservação situada na Bacia Sedimentar do Rio do Peixe, onde se localiza a Cidade de Sousa e municípios circunvizinhos. O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Instituição responsável pela gestão do patrimônio paleontológico no Brasil, documentou 21 sítios.

Dentre estes sítios que compõem o Vale dos Dinossauros, destaca-se o Sítio Passagem das Pedras, razão pela qual foi construída a Unidade de Conservação Monumento Natural Vale dos Dinossauros.

A Unidade de Conservação Monumento Natural Vale dos Dinossauros foi criado na década de 90 através do esforço conjunto dos poderes municipal, estadual e federal. Entre 2012 e 2013, a Unidade de Conservação e seu Museu receberam uma revitalização financiada pela parceria entre o Governo da Paraíba e Petrobrás.

O Monumento possui 40 hectares e seu território abriga registros de pegadas de dinossauros, além de proteger a fauna e a flora que compõem o bioma Caatinga.

A atividade resulta do Projeto intitulado “Expedição ao Vale dos Dinossauros”, coordenado pelo Professor de Geografia do Campus Catolé do Rocha, João Clímaco Ximenes Neto, contando com a atuação voluntária dos professores François Karízio Fernandes Leite Cavalcante (História) e Caetano José de Lima(Diretor Geral), bem como dos Técnicos Administrativos que acompanharam os discentes na viagem: Vivianne Ribeiro Duarte Rolim (Assistente de alunos), Eliene Nunes Ferreira (Técnica em Assuntos Educacionais) e Raniery Antunes Queiroga (Diretor Administrativo).

O local visitado possibilita a articulação interdisciplinar e multidisciplinar em diversas áreas, tais como: biomas, estruturas geológicas, relevo, paleontologia, climatologia, e história da região. A aula de campo promovida pelos professores do Campus Catolé do Rocha ocorreu com a presença de um guia local.

Além da visita ao Vale dos Dinossauros, o Projeto ainda contempla uma Visita Técnica ao Laboratório de Solos do Campus Sousa, momento em que os alunos puderam conhecer os equipamentos e sua utilização através da explanação feita pelo Técnico em Laboratório do Campus Sousa, Edvanildo Andrade.