Aluna do Partiu IF lança livro no Campus Areia do IFPB
Maria Aparecida escreveu o livro “Citações de Intensidade”
Ela ainda está concluindo o nono ano do Ensino Fundamental II e já tem livro publicado aos 15 anos de idade. O Instituto Federal da Paraíba surgiu na vida de Maria Aparecida de Souza Andrade para impulsionar ainda mais o interesse dela por leitura e escrita. A jovem mora no Distrito de Mata Limpa, onde estuda na Escola Municipal Abel Barbosa, e faz parte do Programa Partiu IF, uma espécie de cursinho preparatório, com reforços nas matérias escolares, idealizado pelo Governo Federal para expandir o ingresso nos Institutos Federais.
De terça a a quinta-feira, ela tem aulas no Campus Areia do IFPB, e o professor Gesimiel Rodrigues Santos colaborou nas correções e revisão do manuscrito de Maria Aparecida - “Citações de Intensidade”. O livro já havia passado por revisões da professora dela antes. O lançamento foi da segunda edição da obra.
“Algumas coisas, ela quis preservar na escrita, por serem pensamentos, entende? Meu livro é de poesia. E sim, eu sempre me encantei pela arte de escrever qualquer que fosse o texto. O processo não foi planejado, por incrível que pareça. Eu escrevo há mais ou menos três anos e com as minhas escritas foi criado ‘Citações de intensidade’”, conta Maria Aparecida.
Ela é filha do gerente de um engenho do município, Adriano, e da doméstica Eliete, e diz que sempre gostou de escrever. Maria Aparecida já fez a sua inscrição no processo seletivo de cursos técnicos do IFPB e espera cursar o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática no próximo ano. “A experiência está sendo maravilhosa. Tomando conhecimento de novos aprendizados e conhecendo mais pessoas”, falou sobre o Programa Partiu IF.
O Campus Areia contribuiu com a impressão e encadernação dos exemplares, reforçando o compromisso institucional com a valorização da escrita, da criatividade e da expressão estudantil, fez questão de ressaltar o diretor Joserlan Nonato. No lançamento, além do corpo administrativo, de docentes e estudantes, estava presente a escritora de Areia, Leda Maria, que, emocionada, falou da sua caminhada como escritora e do encontro de gerações que a literatura promove.

