Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2023 > 09 > Emissora de rádio do IFPB comemora 1 ano de funcionamento no campus Campina Grande

Noticia

Emissora de rádio do IFPB comemora 1 ano de funcionamento no campus Campina Grande

A data foi celebrada com duas edições especiais dos programas ‘Hora de Prosa’ e do ‘Rede Educação’.
por publicado: 26/09/2023 20h39 última modificação: 26/09/2023 20h40

A Rádio Educativa FM Campina celebrou, neste último sábado, dia 23 de setembro de 2023, o seu primeiro ano de funcionamento após sua inauguração. O veículo é uma emissora pública do Instituto Federal da Paraíba, com sede no campus Campina Grande, no Agreste do estado. Para celebrar a data, foram realizados dois programas especiais da grade da programação da Educativa: o ‘Hora de Prosa’ e o ‘Rede Educação’. 

A programação teve início às 11h com transmissão simultânea pela rádio, na frequência 98,9 FM, e pelo canal da emissora no Youtube, do programa Hora de Prosa, com apresentação do jornalista Júlio César Rolim. O comunicador recebeu o cantor Capilé, que esteve na inauguração da emissora em 2022, e a cantora Gitana Pimentel, além dos instrumentistas Valdenei Martins e Pedro Haus. 

O Hora de Prosa estreou na Educativa em julho de 2023 com o objetivo de produzir um programa voltado especialmente para a cultura e arte local de Campina Grande e da Paraíba. “Nosso objetivo de difusão cultural está, logicamente, ligado a difusão também educacional. Quando a gente divulga um poema, uma feira de livros ou até uma arte musical, nós estamos trabalhando educação e cultura”, enfatizou Júlio César Rolim sobre o compromisso com o fomento educacional e cultural do programa, que vai ao ar todas às quartas-feiras, às 18h, com reprise aos sábados, às 11h da manhã. 

Logo em seguida, às 13h, teve início a edição especial do Rede Educação, com apresentação da Diretora-Geral de Comunicação e Marketing do IFPB, a jornalista Mayara Guimarães, e da jornalista do IFPB, Patricia Nogueira. O programa aborda diversos assuntos sobre educação a partir de uma parceria entre o IFPB e as universidades Federal de Campina Grande e a Estadual da Paraíba, além da Secretaria de Educação de Campina Grande. “O Rede Educação faz com que nossas instituições, que são instituições tão fortes,  levem a educação e a esperança para a nossa sociedade paraibana de uma forma geral e faz isso de uma forma muito forte, que conseguimos chegar ao nosso estudante e naquele possível estudante. É uma proposta que transforma vidas e que faz com que as pessoas entendam que a educação é o único caminho para que consigam construir seus sonhos”, pontuou Mayara Guimarães. 

O Rede Educação estreou em uma noite de São João, no dia 23 de junho de 2023. Atualmente, o programa tem apresentação oficial da jornalista Mayara Guimarães e do jornalista do IFPB Ernani Baracho e vai ao ar todas as sextas-feiras, às 18h, com reprise aos sábados, às 8h da manhã. 

Sobre a aliança da educação ofertada no campus Campina Grande e o trabalho conjunto com a emissora da instituição, a Diretora-Geral do campus, Ana Cristina Oliveira, detalhou o trabalho conjunto feito através da comunicação radiofônica. “A Rádio Educativa FM Campina representa um instrumento muito potente de comunicação pública e que aproxima a instituição da sociedade. Por exemplo, desmistifica o público-alvo dos nossos cursos. Permite que possamos explicar à comunidade que temos perfis diferentes, que vão desde a educação básica até a pós-graduação”, finalizou Ana Cristina Oliveira. 

Atualmente a rádio conta com parcerias entre as instituições de ensino já citadas e com as rádios Câmara e Senado, de Brasília. Também está em processo a afiliação à Rede Nacional de Rádios, coordenada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). “A gente pretende ainda firmar novas parcerias para ampliar a programação e, ao mesmo tempo, a gente pensa em também abrir chamada pública para a sociedade civil, instituições e ONG´s para que possam submeter projetos, ideias e temporadas de programas que a gente sinta que falta na rádio em Campina Grande”, explicou o jornalista do campus Campina Grande e coordenador da rádio, Clébio Melo.

A Rádio Educativa FM Campina pode ser ouvida na frequência 98,9 FM ou de forma on-line, através do aplicativo EduPlay, disponível para android e IOS. 

Ouça a 98,9 AO VIVO

Conheça a emissora no Instagram

registrado em: