Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2023 > 08 > IFPB CG é destaque na Olimpíada Paraibana de Informática 2023

IFPB CG é destaque na Olimpíada Paraibana de Informática 2023

O resultado foi divulgado em julho e o campus Campina Grande conquistou 45 medalhas
por Clébio Melo publicado: 09/08/2023 12h44 última modificação: 11/08/2023 16h23
Exibir carrossel de imagens Foto cedida por Ianna Sodré Estudantes fizeram prova da competição no próprio campus CG

Estudantes fizeram prova da competição no próprio campus CG

Trinta e seis estudantes do Instituto Federal da Paraíba campus Campina Grande foram premiados na Olimpíada Paraibana de Informática 2023 (OPI), organizada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Nesta edição, pela primeira vez, a OPI lançou duas categorias dedicadas apenas para meninas, estimulando-as a aprimorarem e aprofundarem o conhecimento.

Voltado para o ensino médio e o superior, a OPI possui três categorias: torneio feminino júnior, torneio feminino sênior e o torneio programação. As provas foram aplicadas de forma presencial no dia 31 de maio, no próprio campus e sob a responsabilidade do Projeto Olímpico de Programação (POP). O POP é um projeto de extensão do IFPB Campus Campina Grande que tem como objetivo preparar alunos para olimpíadas da área.

O resultado da competição foi divulgado em julho e a coordenadora dos cursos técnicos em informática do IFPB CG, Mirna Carelli, avaliou o desempenho do Instituto, além de ressaltar a importância da presença feminina. “A participação do IFPB Campina Grande na OPI é sempre de destaque, mas esse ano foi excepcional. Parabenizo todos os que participaram da competição e, em especial, às alunas que participaram do Torneio Feminino. Em uma área majoritariamente masculina, precisamos aplaudir e estimular ainda mais o ingresso de meninas no mundo da programação”, disse Mirna.

Mariana Lira Massa Santos, do 3° ano de InformáticaAo total, foram 45 medalhas de ouro, prata, bronze e de honra ao mérito. Um dos destaques é a estudante Mariana Lira Massa Santos, do 3° ano de Informática, que foi medalha de ouro em duas categorias, inclusive, surpreendeu-se com o resultado. “Não esperava [o resultado]. Tanto é, que foi meu amigo que me avisou. Foi uma satisfação imensa, fui a única menina da classificação geral a receber ouro”, falou a estudante. Para conseguir tal feito, Mariana disse que o preparo iniciou-se há dois anos e contou com o auxílio do IFPB. “Meu preparo para a olimpíada vem desde 2021, mesmo no período remoto já participava das aulas do POP e outras competições”, completou.

A OPI aconteceu em fase única e uma das suas maiores pretensões é preparar e despertar o interesse de alunos paraibanos para as competições nacionais e internacionais de programação, como a Olimpíada Brasileira e Internacional de Informática.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande

Texto: Ítalo Silva (estagiário)
Revisão e edição: Clébio Melo - jornalista do IFPB Campina