Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2023 > 07 > Grupo de pesquisa do Campus Campina Grande estuda impactos da Inteligência Artificial (IA)

Noticia

Grupo de pesquisa do Campus Campina Grande estuda impactos da Inteligência Artificial (IA)

O LAPLIN analisa efeitos da IA nas diversas áreas do conhecimento humano
por Clébio Melo publicado: 10/07/2023 14h52 última modificação: 11/07/2023 11h48
Foto cedida pelo LAPLIN Grupo investiga impactos da Inteligência Artificial

Grupo investiga impactos da Inteligência Artificial

Diante do avanço tecnológico, uma área da computação que ganhou destaque na mídia foi a inteligência artificial, que é compreendida como a reprodução da inteligência humana em máquinas. A chamada IA logo tornou-se uma temática-alvo de pesquisas acadêmicas. Buscando compreender a IA, no IFPB Campus Campina Grande, foi formado o grupo de pesquisa "Laboratório de Análise e Processamento de Linguagem Artificial" (LAPLIN).

O LAPLIN, credenciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, iniciou as atividades neste ano de 2023, com a iniciativa dos docentes Golbery Rodrigues e Danyllo Wagner Albuquerque. Possui como objetivo central analisar o comportamento da inteligência artificial e os seus impactos nas diversas áreas do conhecimento humano, no sentido de identificar padrões e anomalias de softwares diversos de IA que imitam a inteligência humana, a exemplo do ChatGPT.

As ações de pesquisas realizadas pelo projeto estão resultando em produções acadêmicas e, consequentemente, participação em eventos da área. Além disso, o grupo busca expandir o assunto para toda a sociedade, através da participação dos representantes nos veículos de comunicação. “Entendemos que assuntos ligados à inteligência artificial estão na tendência das discussões mundiais. Entretanto, para grande parcela da população, sobretudo as mais carentes, essa pauta ainda não chegou efetivamente, o que contribui para aumentar o fosso da não inclusão sociotecnológica”, enfatiza o professor Golbery Rodrigues.

O orientador Danyllo Wagner enxerga como resultado do LAPLIN trazer reflexões sobre como softwares diversos utilizam a linguagem para transmitir conhecimentos. “Esperamos criar um espaço de debate para compreensão do impacto efetivo do uso de IAs de propósito geral em nossas vidas. Buscamos criar um ambiente inclusivo, onde todas as vozes e perspectivas sejam ouvidas, para que possamos tomar decisões mais conscientes e responsáveis em relação ao desenvolvimento e implementação dessas tecnologias”. O projeto, atualmente, é constituído por docentes, técnicos-administrativos e discentes do IFPB CG e conta, também, com servidores estaduais e discentes de faculdades particulares.


Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande

Texto: Ítalo Silva (estagiário)
Revisão e edição: Clébio Melo - jornalista do IFPB Campina

registrado em: