Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2023 > 05 > NAPS realiza ações educativas sobre sexualidade

NAPS realiza ações educativas sobre sexualidade

As ações têm o objetivo de promover conhecimento e conscientização sobre a temática
por Clébio Melo publicado: 18/05/2023 13h02 última modificação: 23/05/2023 14h47
Foto: Ítalo Silva Ação do NAPS propôs questões para que os estudantes possam refletir e discutir

Ação do NAPS propôs questões para que os estudantes possam refletir e discutir

Diversos tabus cercam a sociedade sobre a abordagem de temáticas no ambiente escolar, dentre elas, a educação sexual. Com o objetivo de promover conhecimento e conscientização, o Núcleo de Acompanhamento Psicossocial do Campus Campina Grande (NAPS), estará realizando, neste mês, ações educativas sobre o tema com os estudantes.

Para Ícaro Rodrigues, psicólogo do campus CG, abordar a temática contribuirá no desenvolvimento humano e sexual, sobretudo, dos jovens. “Falar sobre sexualidade é falar sobre a vida humana. Na verdade, existem uns mitos a respeito da sexualidade como algo que não deve ser abordado, como algo imoral ou perigoso, mas sexualidade faz parte de tudo na vida humana. Quando não conseguimos ter maturidade para dizer sim ou não aos desejos, isso pode ter consequências negativas para nossa vida e a vida das pessoas próximas. Por isso, falar a respeito da sexualidade é importante, principalmente para o público adolescente”, disse.

A iniciativa do NAPS para tratar sobre educação sexual surgiu depois uma pesquisa realizada com a comunidade acadêmica sobre temas a serem trabalhados no período letivo. O assunto foi o terceiro mais demandado pelos estudantes. Buscando trazer clareza sobre o assunto, as ações executadas pelo NAPS, serão: fixação de frases reflexivas sobre o tema na central de aulas do campus e intervenções nas aulas para trabalhar o tema.

O NAPS é ligado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e foi criado a partir da pandemia da covid-19 e seus impactos. O contato com o grupo é pelo endereço eletrônico naps.cg@ifpb.edu.br .

Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande

Texto: Ítalo Silva (estagiário)
Revisão e edição: Clébio Melo - jornalista do IFPB Campina