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Saúde mental dos estudantes é debatida em programação do Encontro Pedagógico 2023

O momento também discutiu os desafios dos docentes em contribuir com a educação dos jovens
por Clébio Melo publicado: 31/01/2023 11h15 última modificação: 31/01/2023 12h21
Exibir carrossel de imagens Foto: Felipe Bezerra Psicólogos fazem apresentação sobre como contribuir no processo de ensino-aprendizagem de jovens

Psicólogos fazem apresentação sobre como contribuir no processo de ensino-aprendizagem de jovens

Em continuidade com a programação do Encontro Pedagógico do ano letivo de 2023, o IFPB campus Campina Grande proporcionou, na tarde desta segunda-feira (30), a palestra “Sou professor(a) de jovens. E aí?”. O momento refletiu as dificuldades enfrentadas pelos estudantes no tocante à saúde mental dentro do contexto da sala de aula e os desafios dos professores em contribuir com a educação desses jovens.

O debate foi conduzido pelos psicólogos da Coordenação de Apoio ao Estudante (CAEST), Ícaro Arcênio Alencar Rodrigues e Renalle Ruana Pessoa Ramos. “O momento permite com que os educadores, em especial os professores, possam também perceber as necessidades dos estudantes e, assim, considerar metodologias, estratégias para melhorar o processo de ensino e aprendizagem”, ressaltou Ícaro sobre a importância de debater o assunto dentro da instituição.

O encontro promoveu aos docentes um olhar mais amplo sobre o processo de ensino e aprendizagem, onde foram levantados questionamentos importantes e necessários no cenário pedagógico. A professora da disciplina de Inglês, Kaline Brasil, pontuou algumas observações diante do debate promovido. “A gente pensar nos alunos não como máquinas, mas como pessoas que têm seus contextos fora do IFPB e que esses contextos estão atrelados a esses alunos quando eles adentram à realidade escolar. Pensar no meu aluno de maneira holística, complexa e não de maneira pontual, apenas como aluno. A gente sai daqui com muitas inquietações do que pode ser feito dentro do processo pedagógico”, enfatizou a docente. 

Com o tema “Cenários da inclusão”, o segundo momento do encontro propôs uma exposição de relatos com experiências exitosas dentro do curso técnico em Administração (Proeja) e do curso de Informática do campus Campina de alunos com deficiência. Os exemplos expostos para os professores foram de estudantes com deficiência visual, auditiva e de um aluno diagnosticado com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). 

A coordenadora pedagógica do campus, Maria do Socorro Lima, explicou que foram realizadas adequações nas diretrizes curriculares e nos materiais, juntamente com os professores, para possibilitar e oferecer a esses estudantes a possibilidade da conclusão do curso com aprendizagem e acessibilidade. “Casos de sucesso que a gente teve aqui e vamos apresentar para os professores para justamente trazer essa reflexão de que é possível realizar. Com muita boa vontade dos professores que os orientaram e que desenvolveram com eles técnicas, a gente conseguiu  dar uma cidadania e incluir esses meninos no mercado de trabalho”, disse Maria do Socorro.

O Encontro Pedagógico de 2023 é promovido entre os dias 30 e 31 de janeiro e tem como objetivo proporcionar espaços de formação e reflexão aos professores sobre os cenários de inclusão na prática pedagógica dentro do Campus CG.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande

Texto: Felipe Bezerra (estagiário)
Revisão e edição: Clébio Melo - jornalista do IFPB Campina

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