Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2023 > 01 > Palestra sobre Síndrome de Burnout marca último dia do Encontro Pedagógico

Palestra sobre Síndrome de Burnout marca último dia do Encontro Pedagógico

Gestão apresenta ações realizadas no ano de 2022 e afirma pretender manter o progresso neste ano
por Clébio Melo publicado: 01/02/2023 14h12 última modificação: 01/02/2023 14h16
Exibir carrossel de imagens Foto: Ítalo Silva Psicóloga fala sobre Síndrome de Burnout

Psicóloga fala sobre Síndrome de Burnout

O Encontro Pedagógico do ano letivo 2023, realizado pelo IFPB campus Campina Grande, que tem como tema “Cenários da Inclusão”, iniciou sua programação nesta terça-feira (31) com a Diretoria de Desenvolvimento de Ensino (DDE) realizando informes gerais para os docentes e apresentando as ações executadas pela gestão no ano letivo 2022. Visando uma prática pedagógica responsável, os servidores do Instituto tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra tratando sobre a Síndrome de Burnout, organizada em parceria com a Coordenação de Gestão de Pessoas do campus.

As atividades letivas 2023 do Instituto começaram nesta quarta-feira (1º) e algumas metas já estão traçadas pela Direção. “Esperamos melhorar o nosso planejamento, inclusive, está sendo um esforço de todas as equipes para que, até o final de fevereiro, nós o tenhamos concluído, permitindo que todas as demandas prioritárias sejam atendidas”, disse Ana Cristina de Oliveira, diretora-geral do campus Campina Grande. Especificamente sobre o ensino, Ana ressalta a intenção de melhorar a eficiência acadêmica da unidade do IFPB. “Que a gente possa investir mais nos nossos projetos de acesso de estudantes, permanência e êxito”. A ideia da gestora máxima do campus é gerar um crescimento de 10% no número de concluintes em relação ao ano de 2022, que contou com 508 formandos.

Ainda durante o espaço de informes do Encontro Pedagógico, os professores Moacy Pereira e Marcelo Portela apresentaram uma grande novidade do Laboratório Assert. Com o intuito de gerar uma maior empregabilidade no mercado, o Assert oferecerá capacitação para os discentes em redes 5G e inteligência artificial.

Finalizando a manhã, o evento contou com a palestra de Rossana Andrade, psicóloga organizacional do IFPB, que trouxe o tema “Saúde Mental do Servidor, com Ênfase na Síndrome de Burnout”. Conforme define a psicóloga, a síndrome apresenta sintomas de esgotamento, ansiedade, baixa autoestima, desvalorização e despersonalização em relação ao trabalho. Falar sobre tal temática para os docentes irá promover, segundo ela, “a auto reflexão nos servidores, de modo que eles possam identificar nos primeiros momentos e, se necessário, buscar um tratamento adequado, uma mudança de comportamento e de atitude e possa prevenir os efeitos negativos advindo dela”.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande

Texto: Ítalo Silva (estagiário)
Revisão e edição: Clébio Melo - jornalista do IFPB Campina