Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2023 > 01 > Início do Encontro Pedagógico 2023 traz reflexões sobre educação inclusiva

Início do Encontro Pedagógico 2023 traz reflexões sobre educação inclusiva

Docentes debatem sobre a ampliação e inclusão de alunos PcD nas escolas
por Clébio Melo publicado: 30/01/2023 15h44 última modificação: 31/01/2023 11h15
Evento anual tem programação durante dois dias em 2023

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Campina Grande, promove, entre os dias 30 e 31 de janeiro, o Encontro Pedagógico do ano letivo de 2023. O tema deste ano, escolhido pela equipe da Coordenação Pedagógica (COPED) foi “Cenários da inclusão”. O evento tem como objetivo proporcionar espaços de formação e reflexão aos professores da unidade do IFPB, com foco nos cenários da inclusão na prática pedagógica.

O início do encontro se deu com o acolhimento da equipe docente da instituição, às 08h, e foi marcada pela mesa-redonda com a temática “Conhecer, refletir, incluir: perspectivas e desafios para a prática docente”. As participantes foram a coordenadora de Ações Inclusivas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Larissa Cosseti, e a pedagoga do Campus Patos, Maria do Socorro Guedes Duarte. A mediação ficou por conta da coordenadora do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE/IFPB CG), Pâmela Priscilla Clementino.

Durante a mesa-redonda, foi debatida a ampliação e inclusão de alunos com deficiência (PcD) às escolas. "De fato temos que incluir. Além de garantir o acesso às nossas escolas, é necessário garantir a permanência e saída com êxito, que eles tenham tido acesso à educação, ao conteúdo, dentro das possibilidades de cada um”, destacou Larissa. Ela acrescentou que, para gerar essa educação inclusiva, são necessários “processos seletivos inclusivos, oferecer capacitação para os professores”, além de enxergar a pessoa e não a deficiência, quebrar as barreiras e conversar com o aluno.

Para Maria do Socorro, a educação inclusiva é uma demanda urgente para a sociedade e se faz necessária a aprendizagem de estratégias, dentre elas a adequação da metodologia do docente de acordo com a deficiência do aluno.

Ao fim das palestras, um espaço foi destinado aos professores presentes para que eles pudessem realizar questionamentos, sanar dúvidas e avaliar o encontro. José de Araújo Pereira, professor da área de edificações do campus, ressaltou que a temática é de extrema importância. "É necessária a consciência de incluir e esse encontro está preparando os professores e corpo pedagógico, permitindo que o Instituto avance”, disse.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande

Texto: Ítalo Silva (estagiário)
Revisão e edição: Clébio Melo - jornalista do IFPB Campina