Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2022 > 08 > Evasão escolar é tema de artigo científico premiado em evento nacional

Evasão escolar é tema de artigo científico premiado em evento nacional

Estudo do IFPB Campina investigou as causas do problema nos cursos técnicos da área de Informática
por Clébio Melo publicado: 10/08/2022 16h08 última modificação: 17/08/2022 16h48
Exibir carrossel de imagens Foto cedida por Danyllo Albuquerque O orientador do artigo, Danyllo Albuquerque, apresentou os resultados no evento

O orientador do artigo, Danyllo Albuquerque, apresentou os resultados no evento

Um estudo realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no IFPB Campina Grande foi premiado como melhor artigo científico de ensino médio do 9º Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais (ENCompIF), realizado em conjunto com o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), em Niterói, no Rio de Janeiro. A pesquisa investigou os fatores que influenciam a evasão de alunos dos cursos técnicos de informática da instituição.

O trabalho foi apresentado no último dia 5 pelo professor do campus Danyllo Albuquerque, que também orientou oMaelly Kelly Viana de Sousa artigo. A autora foi a estudante Maelly Kelly Viana de Sousa, que concluiu o curso técnico integrado em Informática no IFPB. As professoras Raquel Leal e Mirna Maia também contribuíram com a pesquisa. "O artigo faz parte do Projeto Permanência, que pretende gerar políticas efetivas na nossa instituição para que tenhamos uma melhoria na taxa de entrega de profissionais na área de informática na cidade", explicou Danyllo. A pesquisa ainda foi publicada em outro evento satélite do CSBC, o Workshop de Educação em Computação (WEI 2022), que é um fórum de debates sobre diferentes temas relacionados ao ensino e à aprendizagem nesse área de conhecimento.

Para o trabalho, Maelly elaborou um questionário e o enviou a cerca de 150 estudantes de cursos da área de Informática do campus Campina que abandonaram os estudos no IFPB entre os anos de 2007 e 2021. Com as respostas obtidas, a discente conseguiu elencar alguns fatores que contribuíram com a evasão. Entre as causas citadas, estão: estado emocional, problemas de ordem pessoal/familiar e falta de auxílio financeiro. Os respondentes faziam parte dos cursos de Manutenção e Suporte em Informática (Subsequente) e Técnico em Informática (Integrado e Subsequente). "Nessa perspectiva, é essencial que as causas desse efeito sejam estudadas com o fito de promover sua atenuação e, consequentemente, contribuir para uma melhor qualidade na educação do país, que não é somente um direito básico do cidadão previsto na Constituição Federal, mas também um relevante indicador de desenvolvimento socioeconômico", comentou a autora.

No ENCompIF, também foi publicado um outro artigo de estudante do campus Campina. Gabrielly de Souza Lima, do curso técnico integrado em Informática, pesquisou os impactos da pandemia da covid-19 sobre os estudantes. Ela foi orientada por Danyllo Albuquerque e contou com o apoio das professoras Raquel Leal e Ana Cristina Oliveira.

Segundo os organizadores, "o ENCompIF tem por objetivo reunir professores e estudantes dos Institutos Federais e outras instituições de ensino profissionalizante, tais como os CEFETs e escolas técnicas, que ofertam cursos técnicos em informática e superiores em computação".

Assessoria de Comunicação do IFPB/Campina Grande