Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Notícias > 2021 > 03 > Grupo de Trabalho produz conteúdo para pessoas com deficiência

Grupo de Trabalho produz conteúdo para pessoas com deficiência

GT foi criado em 2018 para auxiliar professores na adaptação das aulas
por Clébio Melo publicado: 17/03/2021 17h22 última modificação: 17/03/2021 17h22
Foto cedida por Ícaro Rodrigues Participação no Encontro Pedagógico do Campus em 2020

Participação no Encontro Pedagógico do Campus em 2020

Desde 2018, um grupo multidisciplinar do IFPB Campus Campina Grande trabalha para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais acessível a estudantes com deficiência. A demanda surgiu durante a edição 2017 do programa Reitoria Itinerante, quando membros da gestão máxima do IFPB visitam os campi para discutir e deliberar sobre ações sugeridas pela comunidade acadêmica.

O Grupo de Trabalho (GT) Ilimitados tem em sua composição professores, técnicos-administrativos e uma estudante de curso técnico integrado. Entre as ações já desenvolvidas estão o desenvolvimento de pesquisas, acompanhamento pedagógico, capacitação para professores, ações culturais, entre outras.

A produção de material adaptado a pessoas com deficiências como surdez, transtorno do espectro autista, baixa visão e cegueira, por exemplo, é uma das principais atividades. "Buscamos contribuir para que a educação cumpra seu papel de transformar pessoas e, em seguida, contextos e realidades diversas, através da construção de condições que subsidiem sua atuação", informa um documento interno de divulgação do GT.

De acordo com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE, atualmente, 34 estudantes matriculados no campus e que declararam ter algum tipo de deficiência estão em atendimento. No país inteiro, esse número é de 1.250.967, segundo o Censo Escolar 2019 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O dado diz respeito somente ao ensino básico.

O Grupo possui um perfil no Instagram (@gt.ilimitados) e um endereço de e-mail para contato com a comunidade acadêmica: didatico.deficiencia@ifpb.edu.br .

Assessoria de Imprensa do IFPB/Campina Grande