Você está aqui: Página Inicial > Campina Grande > Assuntos > Estágio > Equiparação do estágio (Extensão/IC/Monitoria)

Equiparação do estágio (Extensão/IC/Monitoria)

por 1060631 publicado 06/05/2020 19h54, última modificação 28/12/2021 10h39

Orientações para equiparação

Conforme Nota Técnica 1/2019 - DDE/DG/CG/REITORIA/IFPB, de 06 de dezembro de 2019, o estudante que desenvolver atividades de Extensão, Monitoria ou Iniciação Científica e Tecnológica na educação superior ou no ensino técnico de nível médio, poderá solicitar equiparação integral ao estágio curricular obrigatório, desde que haja a previsão no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e compatibilidade das ações desenvolvidas com os objetivos da formação do curso e as especificidades do perfil profissional de conclusão do mesmo.

a) Na condição de ATIVIDADES DE EXTENSÃO apresentar:

1. Projeto de Extensão aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão;

2. Certificado de conclusão das atividades de extensão;

3. Plano de atividades do estudante aprovado pelo proponente do projeto de extensão;

4. Relato das atividades desenvolvidas pelo estudante no modelo do Relatório de Estágio.

b) Na condição de MONITORIA (apenas para cursos superiores) apresentar:

1. Projeto de Monitoria aprovado pela Chefia de Departamento/Curso/Áreas Acadêmicas do Campus;

2. Plano de atividades do estudante aprovado pelo professor responsável pela Monitoria;

3. Relato das atividades desenvolvidas pelo estudante no modelo do Relatório de Estágio.

c) Na condição de INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA apresentar:

1. Projeto de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC-Af, PIBIC, PIBIC-EM, PIBITI) aprovado pela Pró-Reitoria de                  Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFG;

2. Certificado de conclusão da Iniciação Científica e Tecnológica;

3. Plano de atividades do estudante aprovado pelo orientador;

4. Relato das atividades desenvolvidas pelo estudante no modelo do Relatório de Estágio.

Procedimento para formalização

O estudante interessado em proceder a validação deverá:

1. Verificar a aptidão ao Estágio Curricular Obrigatório conforme o PPC do seu curso;

2. Baixar o “Formulário de Solicitação para Equiparação”;

3. Preencher, imprimir e assinar o “Formulário de Solicitação para Equiparação”;

4. Abrir processo (OU através do setor de protocolo OU eletrônicamente através do SUAP) solicitando a equiparação, endereçando tal processo. Para abertura do processo eletrônico via SUAP recomendamos seguir os passos descritos neste tutorial.

5.  Anexar o formulário, os documentos necessários e o relatório das atividades desenvolvidas no formato no           Relatório de Atividades de Estágio;

6.  O processo deverá ser encaminhado para o Departamento de Ensino Técnico (DET), quando alunos de cursos técnicos, ou para o Departamento de Ensino Superior (DES), quando alunos dos cursos superiores. Caso o processo seja aberto eletrônicamente via SUAP, o processo seguirá incialmente para coordenação de curso que deverá encaminhar para o DET/DES. Caso o processo seja aberto no protocolo poderá ser encaminhado diretamente para o DET/DES.

7.  Aguardar resolução do processo.

O DET/DES, por sua vez, apreciará cada caso e encaminhará para parecer da Coordenação do respectivo curso do aluno requisitante que, após emissão de parecer, encaminhará em trâmite para a Coordenação de Estágio para realizar a formalização, quando houver parecer favorável ao estágio, que em seguida deve dar ciência ao DET/DES, para que este faça a consignação da equiparação de atividades no sistema SUAP.

Observações

1. O trâmite entre a abertura do processo até a comunicação final com o estudante poderá durar até 20 dias                    corridos. O trâmite para o estágio curricular dos cursos de Educação a Distância (EaD) poderá ser concluído                em  até 30 dias.

2. A equiparação poderá ser validada apenas nos casos em que a carga horária da atividade seja igual ou                        superior  a do estágio curricular obrigatório previsto no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), conforme                          estabelecido na Nota Técnica 1/2019 - DDE/DG/CG/REITORIA/IFPB.

3. As atividades descritas, utilizadas como atividades complementares, não poderão ser equiparadas ao estágio             curricular.

1. Formulário de Solicitação para Equiparação (Link)

2. Orientações sobre Equiparação ao estágio curricular (Link)

3. Nota Técnica 1/2019 - DDE/DG/CG/REITORIA/IFPB (Link)