Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2020 > 07 > Campus Cabedelo realiza série de reuniões para discutir atividades não presenciais

Destaque

Ao todo, foram 27 reuniões realizadas, envolvendo servidores, pais de alunos e estudantes por curso e turma através da ferramenta Meet
por publicado: 03/07/2020 22h48 última modificação: 03/11/2021 02h08

No momento em que o IFPB discute a retomada gradual de atividades didático-pedagógicas não presenciais, o Campus Cabedelo tem discutido exaustivamente os documentos que estão em processo de consulta pública e que tratam sobre o tema.

São duas as minutas de resolução construídas por diretores de ensino e sistêmicos do IFPB que, durante quase um mês, se reuniram diversas vezes para sua elaboração. A primeira minuta propõe o estabelecimento de fases de implementação gradual das atividades não presenciais e presenciais no âmbito do IFPB. Já a segunda minuta estabelece procedimento para desenvolvimento e registro de atividades não presenciais (ANPs) durante a situação de pandemia do novo coronavírus, causador da doença COVID-19.

Reuniões 4No Campus Cabedelo, ao todo, foram realizadas 27 reuniões ao longo das duas últimas semanas para tratar do conteúdo de ambos os documentos. Entre elas, uma reunião geral com todos os servidores da unidade, realizada dia 25/06, onde diversas dúvidas, questionamentos e sugestões foram levantados por docentes e servidores técnico-administrativos com relação à execução prática das propostas expressas nos documentos.

No mesmo dia 25, à noite, ocorreu reunião com pais, mães e responsáveis de estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Antes da apresentação das minutas propriamente ditas, houve um diálogo com os pais que, preocupados com o tempo que seus filhos e filhas estão afastados do ambiente escolar, redigiram uma carta com sugestões à Direção do Campus Cabedelo no sentido da oferta de atividades de maneira remota.

Reuniões 6A discussão também ocorreu no formato de Live, realizada dia 26/06, com o tema Educação em tempos de pandemia: ações contra a COVID-19 e atividades não presenciais”. A Live contou com a participação do Diretor Geral, Lício Romero, da Diretora de Desenvolvimento do Ensino, Turla Alquete e dos intérpretes Bruno Câmara e Otniel Pereira.

As demais reuniões tiveram como foco o contato direto com o corpo discente, em reuniões divididas por curso e turma, a fim de dialogar com os estudantes sobre a proposta apresentada pela instituição. Foram 03 (três) reuniões envolvendo os estudantes do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros, 5 (cinco) reuniões envolvendo os estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente, 3 (três) reuniões envolvendo os estudantes do Curso Técnico em Multimídia, 2 (duas) com os estudantes do Curso Técnico em Química, 6 (seis) com os estudantes do Curso Superior de Design Gráfico, 3 (três) reuniões com discentes da Licenciatura em Ciências Biológicas e 1 (uma) reunião com os estudantes do Curso Técnico em Panificação. Além dessas, a equipe gestora do Campus Cabedelo também dialogou com os representantes de turma de cursos técnicos e superiores em um momento à parte.

Reuniões 2Entre os principais questionamentos apresentados, uma preocupação recorrente é a questão do acesso à internet e ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para a boa realização das atividades não presenciais. Nesse sentido, as propostas encaminhadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e pela Pró-Reitoria de Administração, Planejamento e Finanças (PRAF) junto aos campi, relativas tanto à criação do Auxílio Emergencial de Inclusão Digital como à aquisição de equipamentos para empréstimo aos estudantes, foram mencionadas como forma de promover a inclusão digital dos estudantes, propiciando recursos para a contratação de pacotes de dados para o desenvolvimento das ANPs.

A todo o momento, os gestores do Campus Cabedelo destacaram a preocupação da instituição com a preservação da vida e da saúde de toda a comunidade acadêmica no contexto da pandemia, com a inclusão dos estudantes no processo, observadas as suas especificidades e dificuldades, e com a qualidade da oferta das atividades didático-pedagógicas e dos cursos do IFPB como um todo, mantendo sua reconhecida excelência. Para a Diretora de Ensino, Turla Alquete, o atual momento requer muito diálogo e planejamento: “apesar das dificuldades, o IFPB mostra, mais Reuniões 5uma vez, a sua capacidade de atuação em nossa sociedade. A comunidade acadêmica está ciente do tamanho do desafio, mas buscaremos juntos as soluções necessárias para cada situação”, afirmou.

Os dois documentos estão em processo de consulta pública, e a comunidade pode contribuir com sua construção enviando suas sugestões através do e-mail consultaanp@ifpb.edu.br até o dia 06 de julho.

Para acessar as minutas, clique nos links abaixo: