Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2019 > 12 > Ótimos resultados em Olimpíadas do Conhecimento marcaram o ano de 2019

Ótimos resultados em Olimpíadas do Conhecimento marcaram o ano de 2019

Estudantes do Campus Cabedelo obtiveram destaque em olimpíadas de todas as áreas do conhecimento
por publicado: 28/12/2019 11h39 última modificação: 16/05/2020 20h27

2019 foi marcado por ótimos resultados em Olimpíadas de Conhecimento por parte dos estudantes do Campus Cabedelo. As conquistas estiveram presentes nas diversas áreas do conhecimento.

O ano começou com a participação, no mês de maio, da estudante Stephany Raquel, do Curso Técnico em Multimídia, na Escola de Linguística de Outono (ELO), promovida pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Por ter alcançado o 1° lugar geral no Estado da Paraíba durante a 2ª etapa da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL), Stephany e sua orientadora, professora Alessandra Gomes, foram a São Paulo para participar da ELO, etapa nacional da OBL Edição Yora.

ONHB 2Em agosto, as estudantes Érika Alves, Laís Ribeiro e Mariana Abreu conquistaram medalha de prata na Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), realizada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com apoio do CNPq. As três estudantes do Curso Técnico em Multimídia, integrantes da equipe Matrona, viajaram para Campinas, São Paulo, onde participaram da etapa final presencial. Além delas, também se classificaram para a grande final os estudantes Simon Lucena, Lays Oliveira e Kamilly Fernandes, da equipe Orion, ambas orientadas pelo professor Lício Romero. A equipe Matrona foi a única equipe paraibana a conquistar medalha na 11ª edição da ONHB.

IPhCO 1No mês de setembro, foi divulgado o resultado da 3ª edição da Olimpíada Internacional de Física e Cultura (IPhCO - International Physics and Culture Olympiad), na qual o Campus Cabedelo obteve seis medalhas: o estudante Cassiano Sabino, do Curso Técnico em Multimídia foi medalhista de prata, enquanto os estudantes Ana Beatriz Araújo dos Santos, Ana Alice Santos da Hora, Gabriel de Souza Araújo, do Curso Técnico em Meio Ambiente, e Lucas Pessoa de Arruda Fonseca e Ronaldo Urquiza Herculano Filho, do Curso Técnico em Multimídia, receberam medalhas de bronze. Todos foram orientados pelo professor Diego Vilar. A IPhCO é uma Olimpíada voltada e estudantes do Ensino Médio promovida pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), e possui caráter multidisciplinar.

OPBQ 2No mesmo mês, as estudantes Clarice Morais, do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros, e Ana Alice Santos, do Curso Técnico em Meio Ambiente, conquistaram medalhas na Olimpíada Paraibana de Química (OPBQ), promovida pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB): Clarice recebeu medalha de prata, e Ana Alice, de bronze. Orientadas pelos professores Henrique César, Monica Lacerda e Manoel Dantas, ambas estão classificadas para participar da Olimpíada Brasileira de Química, que ocorrerá em 2020. Além do excelente resultado, o Campus Cabedelo também teve a oportunidade de ser polo de aplicação das provas da 2ª etapa da OPBQ.

OPM 1Em novembro, o estudante George Paulino conquistou medalha de prata na Olimpíada Pessoense de Matemática (OPM), promovida pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). George obteve destaque entre os mais de mil inscritos de 47 escolas públicas e particulares da capital pessoense. Ainda com relação à matemática, o mesmo estudante George Paulino, além de Mateus Horácio, ambos do Curso Técnico Integrado em Multimídia, receberam menção honrosa por suas participações na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2019 (OBMEP), realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Os estudantes do Campus Cabedelo foram orientados pelo professor Diego Ayllo, tanto na OBMEP como na OPM.

ELO 1Para a Diretora de Desenvolvimento do Ensino do Campus Cabedelo, Turla Alquete, tantas conquistas refletem a dedicação de nossos estudantes, bem como o compromisso do IFPB, do Campus Cabedelo e de seus profissionais com a promoção de uma educação de qualidade e socialmente referenciada em todos os níveis, com atenção especial ao Ensino Médio Integrado.

Segundo o Diretor Geral, Lício Romero, a expectativa é que, em 2020, o campus amplie sua participação em olimpíadas de conhecimento, por entender que o envolvimento discente neste tipo de atividade possibilita outros tipos de contato e de envolvimento com o saber, mais lúdicos e prazerosos.