Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2019 > 07 > Campus Cabedelo completa 10 anos de existência em 2019

Campus Cabedelo completa 10 anos de existência em 2019

Confira algumas informações e dados que traduzem a importância do IFPB Campus Cabedelo e as razões para celebrarmos seu primeiro decênio
por Lício Romero Costa publicado: 03/07/2019 13h35 última modificação: 18/05/2020 07h35
Exibir carrossel de imagens Campus Cabedelo do IFPB, em Jardim Camboinha.

Campus Cabedelo do IFPB, em Jardim Camboinha.

O Campus Cabedelo do IFPB foi criado a partir do Plano de Expansão da Educação Profissional do Governo Federal, através da Lei 11.892, publicada em 29 de dezembro de 2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Em 2005, antes do início da programada expansão, a Rede Federal contava com 144 unidades localizadas pelos diversos estados da federação: atualmente, possui 643 unidades distribuídas por todo o Brasil.

Em 21 de setembro de 2019, nossa unidade completa 10 anos de efetivo funcionamento através da oferta de cursos técnicos e superiores regulares no Município de Cabedelo. Foi nesta data que os primeiros estudantes dos cursos técnicos subsequentes em Meio Ambiente e em Pesca, além dos primeiros discentes do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico, deram início a sua jornada como educandos e educandas do Instituto Federal da Paraíba. Nesta época, o Campus Cabedelo ainda funcionava em sede provisória, localizada na Rua Pastor José Alves de Oliveira, no Centro da cidade portuária.

Com poucos espaços, poucos professores e pouca infraestrutura, mas com determinação de seus servidores e estudantes pioneiros, o IFPB em Cabedelo mudou-se, no ano de 2013, para sua sede definitiva, localizada no Bairro de Jardim Camboinha; ampliou seu catálogo de cursos; expandiu seu número de matrículas; e tem desenvolvido suas atividades educacionais, em ensino, extensão, pesquisa e inovação social e tecnológica de maneira preocupada com o desenvolvimento social local e humano de seus discentes.

De 2009 até hoje, muita coisa mudou, e o Campus Cabedelo tem fortalecido sua capacidade de atuação junto à Entrada da sede provisória do IFPB Campus Cabedelosociedade cabedelense e paraibana. O campus duplicou a quantidade de cursos regulares ofertados, com a criação dos cursos técnicos em Química, em Multimídia e do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Acumula premiações, troféus, medalhas e menções honrosas em competições desportivas e olimpíadas de conhecimento. Também possui seus dois cursos superiores avaliados com conceito máximo em avaliações externas promovidas pelo MEC/INEP. Agora, em poucos dias, realizará um novo feito, ofertando seu primeiro curso de Pós-Graduação: a aula inaugural do Curso de Especialização em Línguas Estrangeiras Modernas ocorrerá neste sábado, dia 06/07.

Os números da unidade cabedelense são dignos de nota. Atualmente, conta com aproximadamente 1.500 estudantes em curso, 2.032 matrículas equivalentes, 72 docentes, sendo 90% destes mestres ou doutores, 36 técnico-administrativos em educação (incluindo assistentes sociais, pedagoga, psicóloga, tradutores e intérpretes de Libras, bibliotecários, técnicos de laboratório, técnicos em tecnologia da informação, médica, técnica em enfermagem, entre outros cargos imprescindíveis para o bom funcionamento da instituição), um gasto corrente de R$ 14.542,29 por matrícula, e eficiência acadêmica de 53,9% - maior que a média nacional da Rede Federal, que é de 48,2%. É importante salientar que, dos estudantes regularmente matriculados no Campus Cabedelo com renda familiar declarada, 84,43% estão entre as famílias que recebem mensalmente até 1 salário mínimo e meio.

Plantio de mudas no Campus Cabedelo durante a 1ª Semana de Meio Ambiente, em 2012.Neste ano de 2019, para celebrar as conquistas alcançadas até aqui, o Campus Cabedelo do IFPB pretende desenvolver diversas ações alusivas às comemorações de seu primeiro decênio. Algumas delas já estão em andamento, como a publicação de editais específicos, o primeiro deles, referente ao 1º Concurso de Fotografias Olhares do IFPB Campus Cabedelo; já o segundo edital instituiu o Concurso para Criação da Marca dos 10 anos da unidade do IFPB em Jardim Camboinha.

A criação desta seção de matérias especiais, sobre o Campus Cabedelo, seus estudantes, cursos, servidores, ações, projetos e eventos, configura-se como um novo canal de troca de experiências e ideias, providencial neste momento em que nossa unidade atinge 10 anos de existência.

Muitas salvas de palmas ao IFPB e ao Campus Cabedelo: que venham muitos outros anos pela frente, repletos de realizações em benefício da sociedade brasileira através da promoção de uma educação profissional, científica, humanística e tecnológica gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.