Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Fique por dentro > Possibilidades para planejar atividades educacionais na perspectiva inclusiva

Possibilidades para planejar atividades educacionais na perspectiva inclusiva

Esta edição do Fique por Dentro traz a perspectiva do desenho universal para a aprendizagem (DUA) como uma proposta para orientar as atividades na perspectiva inclusiva.
publicado: 24/02/2023 11h45 última modificação: 24/02/2023 11h45

Possibilidades para planejar atividades educacionais na perspectiva inclusiva

A educação inclusiva demanda transformar a forma de pensar e de realizar as ações educacionais. Há muitas dúvidas sobre o que fazer e ainda estamos aprendendo novas estratégias.

Pensar na perspectiva inclusiva

Profissionais que buscam incluir estudantes com deficiência, muitas vezes, adaptam um planejamento padrão a esses estudantes, a partir da sua demanda, planejando uma aula para a turma e outra para eles. Mas, e se as diversas formas de os estudantes serem motivados, se expressarem, acessarem e compreenderem as informações, as características sensoriais ou motoras, à neuro diversidade e os estilos de aprendizagem já forem consideradas no planejamento? O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) pode favorecer esse processo.

Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)

O DUA é uma proposta desenvolvida por pesquisadores do Center for Applied Special Technology (CAST), nos Estados Unidos, em 1999. O termo “universal” significa que a aprendizagem deve ser acessível para todos, com e sem necessidades específicas. Os estudantes não devem se adaptar ao currículo, mas este deve acolher a diversidade e reduzir a necessidade de adaptações posteriores. O acesso universal pode ser ilustrado por uma rampa: acessível para pessoas em cadeiras de rodas, com bagagens ou sem dificuldade de mobilidade.

O planejamento na perspectiva do DUA demanda conhecer o estudante e é favorecido pela articulação entre professores, profissionais do atendimento especializado, gestão e outros setores da escola. A proposta é remover barreiras desnecessárias mantendo desafios necessários, propor objetivos alcançáveis por cada estudante, métodos e materiais variados e avaliações justas. Aplicar o DUA não é dar aulas diferentes no mesmo dia, mas adotar estratégias diversas que vão alcançar estudantes diferentes.

Princípios do DUA

Os princípios do DUA se baseiam em investigações neurocientíficas sobre redes neurais envolvidas na aprendizagem, isto é: as redes afetivas, de representação e estratégicas. Buscamos explicá-los abaixo:

• Múltiplos modos de implicação, engajamento e envolvimento: relacionados às redes afetivas, propõe dar opções para promover o interesse, para aumentar o esforço e a persistência e para a autorregulação. Algumas possibilidades são explorar os interesses dos estudantes, considerar sua faixa etária e contexto social, dar retornos incentivando a perseverança e remover elementos que causam distração, medo ou insegurança.
  • Múltiplos modos de apresentação: relacionados às redes de representação, propõe ofertar opções para a percepção, com alternativas táteis, visuais e sonoras, opções para a linguagem, símbolos e expressões matemáticas e para a compreensão. Alguns exemplos para aplicação são diversificar as mídias e atividades para apresentar o conteúdo, usar materiais que permitem personalização de caracteres ou de som, recursos de audiodescrição, LIBRAS, explicar vocabulários e expressões, adotar estratégias para destacar conceitos e relacionar ideias.
  • Múltiplos modos de ação e expressão: relacionados às redes estratégicas, propõe oferecer opções para a interação física, para a comunicação e expressão e para as funções executivas. Algumas possibilidades são expressão oral, em LIBRAS, por comunicação alternativa, desenho, artes, uso de órteses para a digitação, apoios para orientar o planejamento e estabelecer as metas, recursos para monitorar os progressos e para autoavaliação.

O sistema educacional impõe desafios à aplicação do DUA, mas propõe-se que os profissionais da educação deem pequenos passos e, a cada oportunidade, disseminem a proposta. Para você compreender melhor o DUA, seus princípios, diretrizes e exemplos de aplicação, recomendamos os conteúdos abaixo:

Site do CAST: http://www.cast.org/

Tradução das diretrizes do DUA para português

Desenho Universal da Aprendizagem com Ana Paula Zerbato - YouTube

DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA) com Geisa Bock - YouTube

ZERBATO, A. P. Desenho universal para aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar: potencialidades e limites de uma formação colaborativa. 298 folhas. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/9896/ZERBATO_Ana%20Paula_2018.pdf?sequence=4&isAllowed=y