Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Fique por dentro > Cegueira x baixa visão

Noticia

Cegueira x baixa visão

Deficiência visual não é necessariamente completa ausência de visão
publicado: 21/09/2018 10h25 última modificação: 21/09/2018 10h25

            A deficiência visual não se apresenta de uma única maneira. Há várias situações, desde aquelas em que há completa ausência de visão até aquelas em que existe resíduo visual útil à realização de muitas atividades, mas que não pode ser otimizado ao nível da capacidade visual plena.

                Para facilitar a compreensão, costuma-se dividir a deficiência visual em cegueira e baixa visão. A cegueira é um comprometimento que vai desde a total ausência de resíduo visual à percepção de vultos e luminosidade. Sim, algumas pessoas cegas não conseguem realmente captar nenhum estímulo visual, mas há outras (as que apresentam alguma percepção) que são capazes de enxergar algumas coisas. Algumas podem dizer, por exemplo, se a luz está acesa ou apagada, ou se há vultos a sua frente, ainda que não possam discernir o que são exatamente esses vultos.

                Já a baixa visão, por assim dizer, é uma condição intermediária entre a cegueira e a possibilidade de enxergar completamente. A baixa visão se apresenta de maneiras muito diferentes. As pessoas com essa condição não enxergam com a mesma intensidade nem têm a mesma percepção. Tudo vai depender muito de qual seja a natureza do comprometimento, de como ele se manifesta, de como a pessoa está habituada a utilizar o resíduo visual.

                Em outras postagens, você poderá compreender e conhecer mais sobre cegueira, baixa visão e muitos outros assuntos. Fique por dentro!