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Alguns apoios para estudantes com deficiência visual

O Fique por Dentro desta semana aborda brevemente alguns apoios especializados ofertados a estudantes com deficiência visual.
publicado: 31/03/2022 09h23 última modificação: 31/03/2022 09h23

Alguns apoios para estudantes com deficiência visual

Por Juliana Dantas Galdino da Silva

                A escola deve incluir todos os estudantes, inclusive aqueles com deficiência visual. Além das ações realizadas colaborativamente por todos, cada pessoa e setor deve promover a inclusão no desempenho das suas funções. Entre os setores da comunidade educacional estão os que ofertam apoios a estudantes com deficiência.

O Fique por Dentro desta semana aborda brevemente alguns apoios especializados ofertados a estudantes com deficiência visual.

Apoios especializados

                As ações que chamaremos apoios especializados são realizadas por profissionais que atendem os estudantes com deficiência. Algumas são produção e oferta de materiais acessíveis e aulas específicas realizadas no atendimento educacional especializado.

                Os profissionais precisam conhecer as possibilidades e demandas do estudante para ofertar os apoios mais adequados. Além da relação do estudante com a deficiência e de outros fatores psicossociais, alguns pontos que podem ser avaliados são:

  • adequações para acessibilidade na sala de aula, na sala do setor especializado e em toda escola/campus;
  • como o estudante usa a visão residual, se houver, e os outros sentidos, como aproveitá-los nas atividades educacionais e estimulá-los para ampliar suas possibilidades;
  • tecnologias assistivas que ele tem acesso e sabe usar e quais são importantes que ele aprenda a usar para ampliar a participação na vida educacional e social, quais a escola/campus tem ou precisa adquirir;
  • adaptações de material necessárias para o acesso aos conteúdos das disciplinas;
  • serviços de que ele precisa e como ofertá-los.

               

Seguem alguns apoios e recursos. Alguns podem não estar disponíveis na sua instituição, mas é importante solicitá-los ou buscá-los em outra instituição, se for o caso.

Produção de materiais de leitura em formatos acessíveis

                O estudante vai indicar o formato acessível que ele prefere. Entre as alternativas para tornar textos acessíveis estão a produção de textos ampliados, com as configurações adequadas à visão residual do estudante com baixa visão, e a produção de textos em Braille, que deve ser feita por profissionais capacitados e seguir as grafias Braille e as Normas Técnicas Para a Produção de Textos em Braille.

                Há alternativas que podem ser produzidas pelos profissionais e também por outras pessoas, como amigos, colegas e professores do estudante. São exemplos gravação de textos em áudio, conversão de arquivos de textos para som através de softwares disponíveis na internet e disponibilização de textos digitais acessíveis.

                Também pode ser ofertado o apoio de um ledor. Muitas instituições não têm profissionais ledores, mas outras pessoas podem ler os textos para o estudante.

      Textos acessíveis, seja qual for o formato, devem trazer descrições das imagens relevantes para a compreensão do conteúdo. Os profissionais que atendem os estudantes com deficiência e professores das disciplinas podem produzir as descrições juntos.

           O acesso aos textos digitais, em áudio ou lidos por um ledor é mais rápido e contribui para aliviar a alta demanda dos setores especializados. Além disso, documentos digitais e gravações são armazenados mais facilmente do que grandes volumes de papel. Mas o estudante com deficiência visual acessa os textos nesses formatos através da audição e é importante fortalecer o contato direto com o texto impresso, pois a apreensão da grafia das palavras e de elementos dos conteúdos das disciplinas exatas pode não ser tão favorecida pela audição como pela leitura direta.

Disponibilização de tecnologias assistivas diversas

Recursos que podem ser produzidos: Alguns recursos de tecnologia assistiva podem ser produzidos com sucata e material de papelaria. São exemplos representações de elementos visuais trabalhados nas disciplinas, como mapas, maquetes, gráficos, entre outros. Esses recursos podem ser confeccionados em conjunto com os professores das disciplinas, que compreendem bem as informações pretendidas com as imagens originais, e devem explorar os contrastes e as texturas.

Recursos que podem ser adquiridos

  • Recursos que podem ser usados por estudantes com deficiência visual em geral: como reglete e punção, máquina de datilografia Braille, computadores com softwares de acessibilidade, linha Braille, sorobã, calculadora sonora, kit geométrico acessível, globo terrestre acessível, fita métrica adaptada, guia de assinatura, bengala longa, materiais com Braille, caracteres ampliados e contrastes, como livros, jogos, mapas, etc.
  • Recursos para estudantes com baixa visão, que podem ser:

- recursos ópticos como lupas, telescópios, óculos bifocais ou monoculares;

- recursos não ópticos, como lápis 5b u 6b, canetas pretas ou azuis-escuras com ponta porosa, folhas com pautas mais escuras e mais espaço entre as linhas, tiposcópios, colas coloridas ou outros recursos úteis para marcar objetos ou palavras, recursos para aproximar o texto do estudante e favorecer a manutenção da postura adequada, como prancheta inclinada, cadeiras rebaixadas ou mesas mais elevadas.

  • Recursos usados para produzir materiais acessíveis: impressora Braille, scanner, computador com software de reconhecimento óptico de caracteres (ocr), etc.

Adequações para o uso do computador com a visão residual

                Como já dissemos em algumas postagens, pessoas com deficiência visual podem usar computadores com softwares com síntese de voz, leitores e ampliadores de tela. Caso o estudante com baixa visão use o computador através da visão residual, são propostas adequações no ambiente, nos recursos e nas configurações de acessibilidade do sistema operacional.

                Recomenda-se que o monitor esteja à altura mediana da visão, tenha pelo menos 17 polegadas e que a luz do ambiente não incida sobre ele. Pode-se colocar o suporte para o texto ao lado do computador ou da mesa, na altura mais adequada. O teclado pode ter destaques nas letras “f” e “j” e nos números “6” do teclado alfa numérico e “5” do teclado numérico. É necessário testar com o estudante configurações de mouse, teclado, vídeo e outros ajustes relevantes nas configurações de acessibilidade do sistema operacional, e, no editor de textos, ajustar configurações de fonte, contraste, espaçamento, aumentar as margens e usar o texto em coluna única ou dividir o texto em duas colunas, conforme a necessidade do estudante, usar recursos de ampliação do editor de textos ou do sistema operacional, como zoom ou ampliador de telas. Esses ajustes são feitos junto com o estudante, avaliados por ele e sempre devem ser aprimorados.

                Para a leitura e digitação de textos longos, associar essas adequações ao leitor de telas e a digitação com as duas mãos pode evitar a fadiga visual. A leitura com leitor de telas também ajuda a evitar a irritação e tensão muscular. Assim, é importante trabalhar com o estudante o uso do leitor de telas e a digitação com as duas mãos.

Outros apoios e ações dos profissionais

  • Transcrição de textos em Braille para a escrita convencional: os textos produzidos em Braille pelo estudante que serão entregues ao professor devem ser transcritos para a escrita convencional e o transcritor deve ser fiel à produção do estudante.
  • Atendimentos específicos: O estudante pode precisar de atendimentos como estimulação visual, aulas de Braille, sorobã, informática acessível, orientação e mobilidade e atividades de vida autônoma.
  • Orientação à comunidade educacional: os profissionais também devem orientar a comunidade educacional sobre a promoção da inclusão dos estudantes com deficiência, solicitar aquisição de recursos de tecnologia assistiva, adequações como ampliação de contrastes nos ambientes, colocação de sinalização tátil, entre outras, participar dos planejamentos e da produção dos documentos internos e levar para eles a perspectiva inclusiva. Toda a comunidade educacional deve colaborar com o trabalho desses profissionais.

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Manual de Acessibilidade em documentos digitais (arquivo em pdf).

O estudante com deficiência visual e alguns fatores que podem influenciar o seu processo educacional – página.

os alunos com deficiência visual: baixa visão e cegueira (arquivo em pdf).

Textos acessíveis para pessoas com deficiência visual – página.