Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Fique por dentro > A importância de algumas ações e parcerias para o trabalho do NAPNE

A importância de algumas ações e parcerias para o trabalho do NAPNE

Esta edição do Fique por Dentro aborda algumas ações e parcerias importantes para o trabalho do NAPNE.
publicado: 20/07/2022 17h09 última modificação: 20/07/2022 17h09

A importância de algumas ações e parcerias para o trabalho do NAPNE

Coordenação de Ações Inclusivas

O trabalho dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEs) é muito importante para a inclusão dos estudantes que recebem o seu apoio, mas esses núcleos não trabalham sozinhos e precisam de várias parcerias.

Acreditamos que as informações desta postagem podem auxiliar setores de outras instituições, como núcleos de inclusão ou salas de recursos, e esperamos também contribuir com o seu trabalho.

Público-alvo e algumas atribuições do NAPNE

O público-alvo do NAPNE são estudantes que encontram barreiras permanentes ou temporárias na vida educacional, como os estudantes com deficiência, autistas, com altas habilidades/superdotação, dislexia, TDAH e outras especificidades.

Entre as atribuições do NAPNE estão identificar as possibilidades e necessidades do estudante, orientá-lo sobre características do seu curso, informar sobre apoios disponíveis na instituição e planejar os atendimentos necessários. Isso pode ser feito a partir de reuniões com o estudante e a família. Também se recomenda que o NAPNE se reúna com docentes e coordenações dos cursos e participe do planejamento das adequações curriculares. O ideal é que esse processo ocorra entre a matrícula e a Semana Pedagógica.

O NAPNE deve participar da Semana Pedagógica, apresentar as necessidades dos estudantes e os apoios já planejados. Além disso, deve atuar na conscientização do campus em geral e da turma do estudante.

As atribuições do NAPNE não serão todas detalhadas aqui, mas você pode conhecê-las na postagem Atribuições do NAPNE.

O planejamento inicial deve ser reavaliado e aprimorado a partir da observação do desenvolvimento do estudante ao longo do período letivo.

Algumas parcerias importantes

O NAPNE precisa de várias parcerias para que o seu trabalho seja eficaz. Uma das principais é a parceria com o estudante, que permite conhecê-lo e levantar informações relevantes para planejar os atendimentos, como mencionado acima. A família também é uma parceira importante para a obtenção de informações relevantes e para o processo de adaptação, aprendizagem, participação e êxito do estudante.

Outra parceria fundamental é a da comunidade educacional. Muitas vezes, os NAPNEs são invisíveis nos seus campi ou são cobrados por ações que não são suas atribuições. Além de compreender o papel do NAPNE e apoiar suas ações, cada profissional e setor deve promover as adequações na sua área específica e todos devem trabalhar em colaboração.

Além disso, o NAPNE e o campus podem buscar parcerias com setores externos quando o campus não pode ofertar os apoios de que o estudante precisa, não pode adquirir os recursos ou contratar os profissionais necessários ou quando a demanda elevada não permite a oferta do apoio. Recomenda-se, por exemplo, buscar parcerias com setores da rede municipal e estadual, como:

a) CAP - Centros de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual;

b) CAS - Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez;

c) CAPSi - Centro de Atenção Psicossocial;

d) CRAS e CREAS - Centro de Referência em Assistência Social e Centro de Referência Especializado em Assistência Social;

e) NAAH/S - Núcleos de Atividades para Altas Habilidades/Superdotação;

f) NAPPB - Núcleos de Apoio Pedagógico e Produção Braille;

g) Outros;

Também é válido se articular aos profissionais que já ofertam apoio ao estudante fora da instituição, se houver. Esses profissionais podem dar mais informações sobre as possibilidades e necessidades do estudante e ampliar a oferta de apoios necessários.

Além das parcerias, os profissionais dos NAPNEs e da comunidade acadêmica em geral devem participar de cursos ofertados pela instituição, pelo município ou estado, por instituições específicas ou na modalidade à distância, para ampliar seus conhecimentos e aprimorar o trabalho. Na Paraíba, a Fundação Centro Integrado de Apoio à pessoa com Deficiência (FUNAD) é uma das instituições que oferece cursos na área das deficiências. O Instituto Benjamin Constant também oferta vários cursos através da sua Coordenação de Educação à Distância.

A informação e o conhecimento são a base para uma sociedade mais participativa. Venha ser nosso parceiro na luta pela inclusão!