Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2020 > 08 > Atividades não presenciais do IFPB Campus Sousa terão início em 24 de agosto

Atividades não presenciais do IFPB Campus Sousa terão início em 24 de agosto

Cursos Integrados, Subsequentes e Superiores terão aulas síncronas e assíncronas
por Amanda Tavares de Melo publicado: 21/08/2020 15h44 última modificação: 02/10/2020 15h03

A partir de segunda-feira (24), o IFPB Campus Sousa dará início às atividades letivas não presenciais, seguindo as etapas estabelecidas no Plano das Atividades de Ensino Não Presenciais (AENPs) do IFPB. Inicialmente, o ensino retornará de forma remota, com o uso de tecnologias digitais, para os cursos integrados, subsequentes e superiores da instituição, após cinco meses de aulas suspensas devido à pandemia da Covid-19.

A retomada gradual das atividades vem acontecendo em fases, que tiveram início em maio com a etapa de diagnóstico e planejamento das ações a serem implementadas. A segunda fase consistiu na ambientação de docentes e estudantes à plataforma escolhida pelas subcomissões dos cursos e pela Comissão Local do IFPB Campus Sousa, o Moodle, na qual serão realizadas as atividades acadêmicas. As próximas etapas são a oferta curricular e o início das aulas de forma não presencial, a consolidação do ensino híbrido e, por fim, o retorno ao ensino presencial, condicionado à situação epidemiológica e às recomendações das autoridades federais e estaduais de saúde.

Uma medida fundamental para garantir a participação de todos os alunos nas atividades não presenciais do Campus Sousa foi a concessão do Auxílio Inclusão Digital, destinado a oferecer as condições de acesso à internet aos estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade social e possuem dificuldades de acesso à rede. Os 400 estudantes contemplados com o benefício receberão R$ 60 mensais durante um período de seis meses para custear as despesas relativas ao acesso à internet para que possam assistir às aulas e realizar as atividades propostas pelos professores.

De acordo com Diretora de Desenvolvimento do Ensino do IFPB Campus Sousa, Joselma Carneiro, as atividades letivas serão realizadas nos formatos síncrono (em tempo real) e assíncrono (pela plataforma Moodle). Nos Cursos Integrados haverá, no máximo, uma aula síncrona para cada disciplina e até no máximo quatro disciplinas por dia. As aulas ocorrerão no turno da manhã, com exceção do Proeja, cujas aulas serão mantidas no horário da tarde.

Para os Cursos Superiores, o cronograma está sendo elaborado pelas subcomissões de cada curso, seguindo as orientações da Nota Técnica da Pró-Reitoria de Ensino (PRE). As aulas também acontecerão pela manhã, com exceção do curso de Química, que manterá as aulas à noite, como ocorria na modalidade presencial. Quanto aos Cursos Subsequentes, Agropecuária terá aulas síncronas no turno da manhã e Informática conservará as turmas no turno original de oferta.

Calendário e avaliações – Segundo a Diretora de Desenvolvimento do Ensino do IFPB Campus Sousa, Joselma Carneiro, “as atividades não presenciais terão início no dia 24 de agosto, com previsão de finalização do semestre 2020.1 para os Cursos Superiores e Subsequentes no dia 16 de dezembro, com provas finais em 17 e 18 de dezembro. Nos Cursos Integrados, teremos a finalização do 1º e 2º bimestres até o dia 23 de novembro e, em seguida, o início do 3º bimestre”, destacou.

Em relação às avaliações, o aluno terá o seu desempenho avaliado pela participação e realização das atividades propostas pelos professores, em sua grande maioria na plataforma Moodle. Dentre os formatos sugeridos estão o questionário de  autoavaliação, argumentações, diálogo e debates em fórum online, listas de exercícios, pesquisa de temas, criação de materiais sobre conteúdo estudado (cartilha, vídeos, roteiros, histórias em quadrinhos, mapas mentais, slides), entre outros.

Assessoria de Comunicação do IFPB Campus Sousa