Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2019 > 06 > Campus discute parcerias com a Fundação de Apoio ao IFPB

Campus discute parcerias com a Fundação de Apoio ao IFPB

Gestão de produtos e serviços do Campus foi pauta de um primeiro encontro
por Clébio Melo publicado: 11/06/2019 13h15 última modificação: 13/06/2019 09h05
Foto cedida por Epitacio Brito Projetos serão elaborados para melhorar a gestão da Escola-fazenda e do Hospital Veterinário

Representantes da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB) estiveram reunidos com uma equipe do IFPB - Campus Sousa para discutirem parcerias que facilitem a gestão dos recursos financeiros da chamada renda própria da Instituição, que é a oriunda dos produtos e serviços comercializados pelo Campus. O encontro foi na unidade Sede, semana passada.

Segundo o chefe do Departamento de Produção, Pesquisa e Extensão, o professor Francisco Roserlândio Nogueira, as discussões são, prioritariamente, para três áreas: laboratórios, Fazenda e Hospital Veterinário. A ideia é que os setores da Escola-Fazenda do Campus Sousa possam gerar, cada vez mais, recursos que retornem com mais agilidade à instituição. "Uma fazenda precisa de autonomia de aquisição de material necessário para o seu funcionamento e o pregão [modalidade de licitação] leva muito tempo para ser realizado", comentou Chicão, como é mais conhecido.

Um projeto está em fase de elaboração para ser submetido e, se aprovado, executado em, no mínimo, um ano. Além de otimizar a geração e gestão da renda própria, a parceria com a Funetec-PB abre possibilidade de diálogos com fomentadores externos ao IFPB, como o Ministério da Agricultura, e novas fontes para a captação de recursos. Para Chicão, a iniciativa também tem um potencial pedagógico. "Nós estamos dizendo aos nossos estudantes que essa atividade é econômica, que eles podem criar animais e ganhar dinheiro com isso", disse.

Funetec-PB Criada em 1997 para atender a demanda de cursos de qualificação, em função do avanço tecnológico e das exigências do mundo do trabalho, a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos sediada no IFPB - Campus João Pessoa. Sua finalidade é promover a prestação de serviços de extensão, pesquisa e consultoria nas áreas técnicas, culturais, científicas e administrativas para instituições e órgãos públicos ou privados, nacionais e internacionais, como também, o treinamento e capacitação de pessoal.

Com registro no Ministério da Educação e no Ministério da Ciência e Tecnologia, a FUNETEC-PB credenciou-se como Fundação de Apoio ao IFPB, que é o seu grande parceiro e o agente principal de sua criação. A FUNETEC-PB apoia o IFPB na gestão de projetos de pesquisa, ensino e extensão, em todas as áreas de conhecimento, promovendo o desenvolvimento social, econômico e tecnológico. "É sempre uma satisfação apoiar todos os campi do Instituto Federal no que tange à gestão dos recursos administrativos e financeiros, trabalhando no auxílio na gestão de projetos", comentou Epitácio Brito, diretor de Projetos, Negócios e Relações Institucionais da Funetec-PB.

Assessoria de Comunicação do IFPB/Sousa, com informações da Funetec-PB

Atualizado em 12/06/2019