Você está aqui: Página Inicial > Princesa Isabel > Notícias > 2019 > 11 > Mistura de tradições marca o II Festival Culturas Populares em Princesa Isabel

Mistura de tradições marca o II Festival Culturas Populares em Princesa Isabel

Festival contou com oficinas, debates, apresentações culturais e entrega do Prêmio Vivos Saberes
por publicado: 25/11/2019 09h15 última modificação: 25/11/2019 09h15

“Foi maravilhoso o festival, esse tipo de proposta é fundamental para manter viva a cultura popular e manter na gente a vontade de continuar resistindo numa sociedade que está mais vinculada a cultura pop”. A opinião da professora Ana Moraes, do Campus Cabedelo, expressa a dimensão do que foi o II Festival Culturas Populares, que aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro, na cidade de Princesa Isabel. A inciativa foi da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) do IFPB, através da Diretoria de Cultura.

O Produtor Cultural e músico Renato Oliveira considerou o evento uma vitrine para as manifestações culturais. “Ver essa geração de jovens empoderados com a cultura e tendo o contato direto com os mestres, que são nossos patrimônios vivos da cultura, é algo grandioso”.

O Festival realizado na Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho contou com a participação de estudantes de vários Campi e de escolas da cidade. No primeiro dia houve uma mostra de curtas metragens e documentários, alguns deles produzidos pelo IFPB. A história da cidade de Princesa Isabel também foi tema de uma mesa redonda intermedida pelos historiadores Domingos Maximiano, Manoel Arruda e Thiago Pereira.

O público também pôde participar de oficinas sobre dança, pífano, cordel e penteados afro. A estudante Bernadete Vitória, do Campus Monteiro, achou interessante a proposta. “É uma coisa diferente, eu resolvi ver como funciona e estou gostando”.Foto Oficina Cordel.jpg

A abertura oficial do II Festival Culturas Populares foi na noite da sexta-feira (22). No palco especialmente montado se apresentaram: Banda Cabaçal (São José de Piranhas), Grupo de Capoeira Cordão de Ouro, Grupo Raízes do Quilombo (São José de Princesa), Coco de Roda e Ciranda do Mestre Benedito (Cabedelo), Grupo Nova Geração, Boi da Amizade (Cabedelo), Grupo de Cultura Abolição (Princesa Isabel) e Coco de Roda Dona Zefinha (Cajazeiras).Apresentação Festival.jpg

O ponto alto do festival foi a entrega do Prêmio Vivos Saberes pelo Comitê de Extensão e Cultura do IFPB. Quatro grupos de inscreveram, o vencedor foi Raízes do Quilombo. Eurides de Paula dos Santos, recebeu a homenagem pela contribuição à cultura empreendida no Quilombo do Livramento, no município de São José de Princesa. Emocionada, Eurides agradeceu o prêmio. “Espero que ele sirva de incentivo para outros grupos na luta para manter viva nossas tradições culturais”.Entrega Prêmio.jpg

Os participantes também receberam um DVD com os melhores momentos da primeira edição do Festival, realizado ano passado em Santa Luzia, cujo destaque foram os violeiros.

O Diretor do Campus Princesa Isabel, Vinícius Batista, disse que o festival movimentou a economia da cidade e destacou a troca de experiências. “As atividades culturais contribuem para a formação profissional e cidadã dos nossos estudantes”.

Para a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Maria Cleidenedia, que representou o reitor Nicácio Lopes, a cultura popular é muito rica e explorar os saberes é importante principalmente para uma instituição de ensino. “Foi bastante motivador o festival e esperamos explorar cada vez mais o potencial cultural de cada região nas nossas edições”.

Confira o álbum de fotos no facebook oficial.

*Heranir Oliveira- da equipe DGCOM do IFPB